F1: Dificuldades de Antonelli se devem às mudanças no carro da Mercedes; entenda

O chefe de engenharia da Mercedes analisou a situação e reconhece que o italiano enfrenta desafios diferentes de seu companheiro de equipe

Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Recentemente, Andrea Kimi Antonelli começou a sentir mais dificuldades com seu carro da Mercedes na Fórmula 1. Isso pode estar relacionado às atualizações introduzidas pela equipe de Brackley ao monoposto do italiano, como analisa Andrew Shovlin, chefe de engenharia do time.

Leia também:

Antonelli passou por uma péssima fase de forma nas últimas sete corridas, com quatro abandonos e dois finais sem pontuação, pontuados pelo seu melhor resultado da temporada, o terceiro lugar em Montreal. Depois de começar 2025 de forma brilhante, o italiano não conseguiu igualar o ritmo do companheiro de equipe George Russell nos últimos eventos. 

Shovlin observou que o Mercedes W16 estava se mostrando "difícil" e que a equipe precisava redescobrir uma linha de base mais natural que garantisse que o chassi pudesse ser mais agradável em um fim de semana de corrida. Russell declarou que a Mercedes deveria ter se saído bem em Spa, já que preferia condições mais frias, e, portanto, achou que seu quinto lugar foi "abaixo do esperado".  

Além disso, Shovlin afirmou que Russell também estava tendo dificuldades com o W16 no estado atual, mas que seu maior banco de dados de experiência na F1 o estava ajudando a mitigar alguns dos problemas enfrentados nas últimas etapas. 

"Acho que o que se viu nas últimas qualificações é que George está se apoiando em seus muitos anos de experiência em um carro de F1 para tentar tirar o máximo proveito de um carro difícil", explicou Shovlin após o GP da Bélgica. 

Lewis Hamilton, Ferrari, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Lewis Hamilton, Ferrari, Andrea Kimi Antonelli, Mercedes

Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images

"Kimi não tem essa possibilidade, e provavelmente é por isso que os resultados dele mudaram um pouco recentemente. Mas, mais uma vez, isso remete ao fato de que temos de resolver esse problema, pois ainda há um longo caminho a percorrer este ano. É bem provável que seja algo que tenhamos mudado no carro e precisamos voltar a uma linha de base em que ele esteja funcionando mais normalmente". 

"Kimi teve alguns finais de semana difíceis, mas ele está recebendo muito apoio de engenharia de Bono e dos engenheiros daquele lado da garagem".  

"Nós, como equipe, estamos cientes de que precisamos nos concentrar nos pontos fracos do carro, não nas partes em que Kimi está tendo dificuldades".  

"E, como eu disse, o fato é que George está se apoiando em toda a sua experiência, boa parte dela dirigindo carros difíceis, para obter as voltas de classificação. Estamos encontrando bastante tempo durante a sessão".  

Valtteri Bottas, Mercedes talks with Andrew Shovlin, Trackside Engineering Director Mercedes

Valtteri Bottas, Mercedes, conversa com Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes na pista

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

"É só porque George está aprendendo a saber quando pode confiar no carro e pode se apoiar nele, mas ele não está tendo essa sensação de forma inerente".

Shovlin apoiou Antonelli para que ele continue melhorando e disse que a adoção de medidas para garantir que o carro seja menos problemático deve proporcionar uma mudança maior na forma do jovem piloto. 

Ele disse que havia mudanças que a equipe poderia fazer entre Spa e a etapa deste fim de semana na Hungria, mas queria garantir que a equipe estivesse "concentrada nas coisas certas, não apenas mudando as coisas por mudar". 

"Kimi está em uma curva de aprendizado acentuada e ele vai melhorar como piloto", acrescentou Shovlin. "O fato de seus desempenhos iniciais terem sido melhores do que os atuais é quase certo de que o carro não é tão competitivo, e você pode ver isso refletido nos resultados de George".  

"Também já vimos isso muitas vezes antes. Quando um piloto jovem chega e está em um carro muito bom, ele pode impressionar muito".  

"Quando um jovem piloto chega e está em um carro difícil, é muito difícil conseguir se manter firme semana após semana. Já vimos o suficiente de Kimi para saber que ele tem muito talento". 

"Mas o que ajudará George também ajudará Kimi, e provavelmente ajudará Kimi ainda mais".

Panca ASSUSTADORA na MotoE, MOTOGP, MÁRQUEZ x VALENTINO, Diogo Moreira e cia: ERIC GRANADO | Sertões

Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST: 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Fred Vasseur encaminha renovação com a Ferrari; saiba mais
Próximo artigo F1: Turquia está pronta para entrar no calendário de 2026 se outros circuitos cancelarem

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros