Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Europa

Alonso fala em pódio e dá mais uma cutucada em Massa

Quarto colocado no grid, espanhol afirma que não pode fazer mais do que bater o companheiro e ficar entre as McLaren

Alonso larga em quarto amanhã

Fernando Alonso bem que havia avisado a torcida ontem, após ser primeiro nos treinos livres, que a pole estava fora de alcance. O espanhol larga em quarto lugar no GP da Europa e afirma que não poderia ter feito mais na classificação.

“Se todos tivessem feito boas voltas, o normal era ser quinto. Estamos conseguindo bater ao menos uma McLaren desde Barcelona. Fiquei em todas as classificações à frente do meu companheiro e, contanto o ano passado, já são 13 corridas em que ele não fica na minha frente. Eu não posso fazer mais que isso.”

O piloto da Ferrari mira a McLaren como o carro a ser batido no momento, porque a Red Bull está muito à frente.

“Sabemos que é nosso máximo no momento. A Red Bull está fora de alcance. Acho que conquistaram as últimas 13 poles, contando o ano passado. Isso é Fórmula 1, não há mágica de uma corrida para a outra. A próxima meta é bater a McLaren. Temos uma na frente e outra atrás, então a missão está mais ou menos cumprida. Tanto eu quanto o Felipe estamos no meio deles, então o objetivo amanhã é lutar pelo pódio.”

O espanhol espera uma corrida sem incidentes para poder lutar com mais tranquilidade pelo pódio, ainda que considere um objetivo difícil de alcançar.

“Falar em pódio em condições normais já é um pouco ousado. Sabemos que a Red Bull, se tiver um corrida normal, ficará em primeiro e segundo, então nossa luta é com Hamilton e Button. A largada e os pitstops serão fatores que vão ajudar a definir isso. Prefiro uma corrida normal. Quanto mais Safety Cars houver, mais você tem a perder ou a ganhar Acho inclusive que, largando em quarto, teríamos mais a perder.”

Alonso se disse feliz com a sua classificação, mesmo tendo de abortar a última tentativa e não conseguindo melhorar o tempo no final da classificação.

“Na última tentativa, já estava dois décimos mais lento e tentei fazer as curvas 17, 18 e 19 sem tirar o pé para recuperar por milagre três décimos, mas sabia que não era possível. Então abortei a volta para economizar pneu. Acho que a primeira volta foi muito boa, era difícil melhorar.” 

Em relação à estratégia, o bicampeão acredita que os pilotos poderão fazer de uma a três paradas.

“Acho que veremos estratégias diferentes. Os pneus macios devem ser os preferidos por todos, porque são os mais velozes e não parecem se degradar muito. Temos de ver o quanto vão durar, mas acho que as estratégias ficarão entre uma e três paradas.”

Alonso aproveitou para comentar sobre a proibição das mudanças de mapeamento de motores entre a classificação e a corrida.

“Como disse antes, na classificação, com mapas, sem mapas, todos perdem. Em Silverstone, teremos mais mudanças e todos vão perder ainda mais, mas da mesma forma. Acho que o carro está melhorando, porque as últimas três corridas foram melhores para nós. Estamos em um bom rumo e tomara que consigamos manter essa direção.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Briguei de igual para igual", diz Massa sobre disputa na Ferrari
Próximo artigo Barrichello, 13º: "as outras equipes estão bem à frente"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil