AlphaTauri: sucesso na F1 em 2019 se deveu à sinergia com a Red Bull
Comandante da antiga Toro Rosso destaca alto nível dos engenheiros da equipe principal
Franz Tost, chefe da AlphaTauri (antiga Toro Rosso) na Fórmula 1, disse que a parceria mais próxima da escuderia de Faenza com a equipe principal Red Bull foi a chave para um melhor desempenho em 2019.
A antiga Scuderia Toro Rosso alcançou o sexto lugar no campeonato de construtores, igualando seu melhor resultado de todos os tempos, e viu tanto Daniil Kvyat como Pierre Gasly conquistarem pódios no último campeonato.
Com a Red Bull e a Toro Rosso usando a mesma unidade de potência da Honda na última temporada, as duas equipes compartilharam mais componentes técnicos do que nos tempos anteriores.
"Não há dúvida de que o desempenho que mostramos foi resultado de uma alta sinergia com a Red Bull", disse Tost ao Motorsport.com. "Só podemos lucrar com essa sinergia, então é o que fazemos”.
"É uma vantagem maior para nós do que se fizermos tudo sozinhos, porque não temos nem os recursos financeiros nem os engenheiros que a Red Bull tem. Podemos então nos concentrar em outras áreas onde podemos melhorar o desempenho", ponderou.
Além disso, Tost reconheceu que a luta no pelotão intermediário provavelmente será ainda mais difícil em 2021: "Não estamos todos diminuindo a velocidade. Espero que aceleremos mais do que os outros!”.
“Tudo depende de quão competitivo será o novo carro e de quanto progresso a Honda alcançará. Mas, de um modo geral, devemos ter um pacote muito bom porque o carro já tem um certo bom nível”.
De olho em 2020, mas também em 2021
"Temos dois pilotos experientes e a Honda trabalhará muito para melhorar o desempenho. Mas vai ser muito difícil, porque você precisa encontrar o equilíbrio do desenvolvimento do carro para 2020, mas não pode se esquecer do carro para 2021”.
"E isso depende também dos recursos financeiros que você possui. E, é claro, as três principais equipes têm uma grande vantagem. Sabemos disso, mas mesmo assim, faremos um grande esforço para chegar em 2020 com um bom carro, e também em 2021”.
Tost também elogiou o conhecimento que a combinação de Kvyat e Gasly traz para a equipe: “Do lado da experiência, temos a melhor formação de pilotos de todos os tempos. Pode ser que em 2021 tenhamos um jovem piloto na equipe. Atualmente, não é necessário."
"Acho que atualmente estamos em posição para manter esses pilotos, porque se algo acontecer na Red Bull, eles podem tirar um piloto experiente de nós”, ponderou o chefe de equipe da nova AlphaTauri.
GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.