Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

ANÁLISE: Como a Red Bull ganhou tanto downforce no GP da Hungria de F1?

Equipe do grupo de energéticos, assim como a Alpine, se voltou a um padrão mais comum de configuração em Budapeste; saiba mais

Red Bull Racing RB18 beam wing detail

Inicialmente, a Red Bull temia estar atrás dos concorrentes diretos no GP da Hungria de Fórmula 1, com a equipe austríaca aparentemente desconfortável com circuitos que demandam alta pressão aerodinâmica.

O editor recomenda:

É uma clara consequência da direção de design escolhida pelo time para os novos regulamentos da F1. Em 2022, os carros da RBR frequentemente estão no topo das listas de speed trap, bem diferentemente do que ocorria nas temporadas anteriores.

Para atacar essa questão em Budapeste, a Red Bull introduziu um novo layout de 'asa de feixe', combinando-o com sua asa traseira com maior downforce. Essa nova asa tem o layout que a maioria dos times do grid consideraria convencional para as novas regras, com um elemento sobre o outro.

E, assim como suas rivais, o design da RBR apresentou elementos com uma seção central mais carregada e ponta externa cônica. Antes disso, a Red Bull havia contrariado essa tendência, optando por um arranjo "empilhado". Além disso, quando era necessário reduzir a pressão aerodinâmica e o arrasto em circuitos de alta velocidade, a RBR também abandonou a parte superior desses dois elementos, como pode ser visto no GP do Azerbaijão (abaixo).

Red Bull Racing RB18 beam wing comparison

Red Bull Racing RB18 beam wing comparison

Photo by: Giorgio Piola

Enquanto isso, a Alpine, que se assemelhou ao layout aerodinâmico geral do RB18 com seu A522, também apresentou sua versão da asa 'empilhada' em Baku. E também com alguns níveis de acabamento diferentes desse arranjo, com uma variante de downforce maior para o Canadá.

Enquanto isso, também como a Red Bull, a Alpine optou por mudar para seu layout de asa de feixe 'convencional' na Hungria, embora houvesse mais desenvolvimento na peça, pois a escuderia francesa optou por aparar a parte externa dos elementos para descarregar parte do arrasto que poderia ser gerado pela especificação mais antiga usada nos GPs em Ímola, Miami, Barcelona e Mônaco (veja abaixo).

Alpine A522 beam wing comparison

Alpine A522 beam wing comparison

Photo by: Giorgio Piola

VÍDEO EXCLUSIVO: DRUGOVICH admite que é “MUITO DIFÍCIL” entrar na F1 como piloto oficial e revela PARCERIA

Podcast #189 - Quem tem mais a perder com confusão contratual? Alpine, Piastri, McLaren ou F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Espanhol ex-F1 analisa 'fator grana' na ida de Alonso para Aston Martin
Próximo artigo ”Ser pai é muito mais difícil”: a emoção de Rubinho com a vitória do filho Fefo na F4 Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros