Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

ANÁLISE F1: Aston Martin pode chegar ao sucesso sem copiar Mercedes, Red Bull e Ferrari?

Temporada de 2023 será ponto importante para equipe seguir progredindo e se igualar a rivais do topo

Lance Stroll, Aston Martin AMR22

A primeira etapa da nova fábrica de £200 milhões da Aston Martin deve ser inaugurada em maio, atuando como um figurão para seu impulso rumo ao sucesso, enquanto a chegada de Fernando Alonso também deve ser uma grande história na temporada 2023 da Fórmula 1. O ano três de cinco será grande.

Leia também:

Mas, embora queira imitar Mercedes e Red Bull competindo por títulos mundiais, até mesmo recrutando talentos de várias equipes do grid, a Aston Martin não está procurando copiar o caminho das rivais para o topo. A equipe quer fazer as coisas do seu jeito, sabendo que a originalidade é a única maneira de obter uma vantagem sobre os adversários mais experientes.

“O importante para nós é garantir que não apenas reproduzamos o que nossos concorrentes fazem”, disse Dan Fallows, diretor técnico da Aston Martin, que começou a trabalhar no time em abril, depois de passar 15 anos na Red Bull. “Não acreditamos que isso nos ajudará a ultrapassar nomes como Red Bull, Mercedes e Ferrari. Então, temos que desenvolver nossa própria maneira de fazer as coisas.”

Fallows disse que o processo “leva tempo”, mas que sentiu que o progresso feito com a nova fábrica “demonstra esse ímpeto”. O proprietário Lawrence Stroll foi claro em querer garantir que a fábrica se pareça com o DNA da Aston Martin, não sendo apenas outra base de equipe de F1.

Fallows disse que a fábrica está ajudando a “acelerar o processo de subir no grid e chegar a uma situação de vitória”, não apenas por meio das instalações em si, mas também pela motivação e energia adicionais que fornecerá a todos que trabalham na equipe.

“Isso é o que realmente vai nos ajudar a chegar lá”, disse ele. “Essa paixão, essa motivação e essa crença.”

Aston Martin Silverstone factory tour

Aston Martin Silverstone factory tour

Photo by: Dom Romney / Motorsport Images

O desejo de fazer as coisas do jeito da Aston Martin não significa que haja relutância em trabalhar com outras pessoas ou se inspirar em outras direções quando for a hora certa. O uso de peças listadas da Mercedes - algo que gerou polêmica em 2020 em meio à briga da 'Mercedes rosa' envolvendo a Racing Point - é uma abordagem que vai continuar pelo menos por enquanto, com Fallows acreditando que houve um benefício "imenso" do relacionamento com a Mercedes.

“À medida que nos movemos para o futuro e fazemos as coisas do nosso jeito ou assumimos nossos próprios projetos, estamos muito conscientes de que devemos ser capazes de fazê-los pelo menos tão bem quanto, se não melhor, do que eles”, ele disse.

“Essa é uma capacidade que teríamos de desenvolver antes mesmo de pensarmos em tomar essas decisões.”

Mas com o influxo de talentos de outras equipes - Fallows talvez tenha sido a contratação mais importante, assim como Alonso - também haverá uma troca natural de ideias ou processos que funcionaram em outros lugares. Isso deve resultar em um caldeirão saudável que pode beneficiar a Aston Martin a longo prazo e ajudá-la a encontrar sua própria direção.

“Temos a mente muito aberta sobre a direção em que crescemos”, disse Dan Fallows. “Eu venho da Red Bull e tivemos pessoas que vieram da Mercedes e de outras equipes. Fernando também tem uma experiência muito variada.

“Não somos tão arrogantes a ponto de acreditar que temos uma maneira de fazer as coisas que seguiremos rigidamente. Então, se ele puder trazer alguma experiência para nós, absolutamente, nós a levaremos a bordo.”

Fernando Alonso, Aston Martin AMR22

Fernando Alonso, Aston Martin AMR22

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Alonso pode ser a principal contratação da Aston Martin em 2023, trazendo consigo um novo nível de expectativa para o desempenho da equipe. No entanto, é Fallows quem tem a experiência mais recente de fazer parte de uma operação vencedora de título com a Red Bull.

O diretor técnico disse que a razão pela qual a Red Bull era tão boa era que “não havia áreas em que você tivesse fraquezas substanciais”, graças a uma abordagem que não deixava pedra sobre pedra. É algo do qual ele se orgulha e pode ser de grande valor para o que ainda é uma equipe técnica em crescimento na Aston Martin.

“A mensagem principal é que você deve garantir que não haja buracos em todos os aspectos do que está fazendo”, disse ele. “Não há nada que você esteja fazendo que possa comprometer seu desempenho à medida que avança.”

Bastidores da possível 'volta' da Honda à F1, como montadora ou equipe própria

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate os pilotos destacados da F1 2022; ouça já!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Hulkenberg 'manda real' sobre situação de Schumacher na Haas: "Se não fosse eu, seria outro"
Próximo artigo F1: Marko alega que Ricciardo será útil pelo "sorriso" e descarta pressão sob Pérez

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros