Análise: Manuseio de volante foi determinante para punição de Vettel
Segundo movimento do volante de Sebastian Vettel depois de recuperar o controle de sua Ferrari para voltar à pista foi fundamental na decisão de puni-lo no GP do Canadá, segundo apurado pelo Motorsport.com
Sebastian Vettel ficou furioso depois de receber uma punição de cinco segundos por ter voltado à pista de maneira insegura e forçado Lewis Hamilton a sair do circuito quando errou na primeira chicane na 48ª volta da corrida de Montreal deste domingo.
O alemão estava convencido de que não fizera nada de errado e disse que não tinha conseguido nada na situação, já que seu carro ficou fora de controle depois de correr pela grama.
Mas, enquanto está claro a partir das imagens a bordo que Vettel estava lutando para recuperar o controle de seu carro depois de passar pela grama, entende-se que a decisão dos comissários foi baseada em ações que Vettel tomou uma vez que ele estava no controle de suas ações novamente.
Os comissários examinaram as imagens em câmera lenta das ações de Vettel desde o momento em que ele havia recuperado o controle e começou a guiar seu carro e foi percebido que o alemão poderia ter escolhido um caminho diferente daquele que ele pegou.
As imagens claramente capturam Vettel corrigindo um momento de saída de traseira quando ele volta à pista, o que é mostrado por um movimento acentuado do volante para a direita pelo alemão.
Logo depois disso, no entanto, Vettel começa a seguir para a esquerda na direção do circuito - sugerindo que ele estava no controle.
Mas um momento depois, em vez de se manter à esquerda, Vettel vira o volante que permite que seu carro vá para a direita, cortando a rota que Hamilton teria tomado se tivesse espaço livre.
O movimento que colocou Vettel no caminho de Hamilton é considerado fundamental para a decisão unânime dos comissários de punir Vettel.
Outra razão que os comissários estabeleceram a decisão veio por uma câmera que não foi transmitida no canal oficial da transmissão, mostrando a cabeça de Vettel olhando nos espelhos onde Hamilton estava durante esses momentos.
As imagens onboard do incidente de Vettel também mostram sua cabeça olhando para os espelhos naquele momento, sugerindo que ele sabia onde Hamilton estava.
Se Vettel mantivesse o carro para a esquerda quando recuperasse o controle, provavelmente haveria espaço suficiente para permitir a passagem de Hamilton à direita, o que faria o caso não ser investigado.
O fato de os dados de telemetria mostrarem que Hamilton teve que frear para evitar a colisão com Vettel mostrou como o piloto da Mercedes foi surpreendido pelas ações de seu rival.
Antes do caso de Vettel, Max Verstappen passou por situação parecida no Japão, quando foi punido com uma penalidade de cinco segundos por uma colisão com Kimi Raikkonen na chicane.
Verstappen passou reto na chicane na primeira volta da corrida e voltou de forma agressiva, empurrando Raikkonen para fora.
Na época, o falecido diretor de corridas, Charlie Whiting, disse: "É necessário que você se junte com segurança e Kimi estava lá. Então, acho que foi bastante simples para os comissários".
Confira as imagens do polêmico GP do Canadá
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.