ANÁLISE F1: Por que Pérez foi ultrapassado por Leclerc na última volta em Vegas

A velocidade máxima da Red Bull do mexicano foi 10km/h mais lenta

Red Bull Racing RB19 rear wing comparison, Las Vegas GP

Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Red Bull diversificou as opções aerodinâmicas nos dois RB19 antes da classificação para o GP de Las Vegas de Fórmula 1: Max Verstappen optou por uma configuração mais descarregada do que nos treinos livres para melhorar a velocidade máxima, enquanto Sergio Perez optou por uma solução mais conservadora para conseguir fazer boas curvas.

Leia também:

O holandês decidiu correr alguns riscos para combater a velocidade máxima da Ferrari de Charles Leclerc, enquanto o mexicano provavelmente perdeu o segundo lugar ao optar por uma configuração um pouco menos extrema.

Le ali Ferrari per Las Vegas: in gara è stata usata quella di Monza, sopra, mettendo da parte quella di Spa, in basso

Foto de: Giorgio Piola

As asas da Ferrari para Las Vegas: na corrida, foi usada a de Monza, acima, deixando de lado a de Spa, abaixo

Verstappen e Pérez começaram o fim de semana em Nevada com escolhas diferentes das da Ferrari: em Maranello, eles optaram pelas asas de Spa-Francorchamps, apenas para mudar no sábado de manhã para a configuração mais descarregada de Monza, com o perfil principal plano, tentando equilibrar a SF-23 com a asa de feixe equipada com o elemento duplo, depois de testar se uma seria suficiente.

A Red Bull, por outro lado, manteve a colher no perfil principal para ambos os pilotos, diversificando as soluções de flap móvel. Checo manteve a que tinha mais corda com a mesma incidência, enquanto o holandês deliberou sobre a "aparada", ou seja, cortada no bordo de fuga. Para garantir o downforce necessário em curvas lentas, os engenheiros de Pierre Waché decidiram montar um nolder que só funciona em baixas velocidades e, em vez disso, é contornado pelo fluxo à medida que a velocidade aumenta.

Verstappen ascolta Perez e Leclerc sulla battaglia all'ultimo giro

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Verstappen ouve Perez e Leclerc na batalha da última volta

Charles Leclerc, de acordo com os dados oficiais divulgados pela FIA, ultrapassou a barreira dos 350 km/h durante a corrida, chegando a 350,5 km/h, aproveitando o DRS aberto e o fluxo da Red Bull de Pérez, enquanto o mexicano não conseguiu ir além dos 340,8 km/h. Esses quase 10 km/h fizeram uma grande diferença na última volta, quando o Ferrarista fez o ataque decisivo na última volta, surpreendendo Checo, que talvez tenha deixado a porta aberta demais para a SF-23 do monegasco.

Nas suas redes sociais, Pérez comentou a escolha aerodinâmica justificando a perda do segundo lugar para Leclerc.

 

"Que ótimo retorno! Estávamos perto de vencer, mas tínhamos muita pressão aerodinâmica, o que reduziu a nossa velocidade máxima. Excelente trabalho de Max e Charles. Estou muito feliz por ter garantido o segundo lugar depois de uma temporada tão difícil."

"Este é um resultado histórico para a equipe, o primeiro 1-2 de sua história [no campeonato]. Merecido por todo o trabalho duro de todos na pista e em Milton Keynes. Aos fãs e minha família, obrigado por todo o apoio. #Nunca desista"

Vegas CALOU CRÍTICOS ou foi VERSTAPPEN que animou o GP? Hamilton mandou INDIRETA para Max? | Porsche

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari terá "discussão privada" sobre indenização por danos causados a Sainz em Vegas
Próximo artigo F1: McLaren explica causa do acidente de Norris em Las Vegas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil