ANÁLISE F1: Por que Pérez foi ultrapassado por Leclerc na última volta em Vegas

A velocidade máxima da Red Bull do mexicano foi 10km/h mais lenta

Red Bull Racing RB19 rear wing comparison, Las Vegas GP

Red Bull Racing RB19 rear wing comparison, Las Vegas GP

Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Red Bull diversificou as opções aerodinâmicas nos dois RB19 antes da classificação para o GP de Las Vegas de Fórmula 1: Max Verstappen optou por uma configuração mais descarregada do que nos treinos livres para melhorar a velocidade máxima, enquanto Sergio Perez optou por uma solução mais conservadora para conseguir fazer boas curvas.

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O holandês decidiu correr alguns riscos para combater a velocidade máxima da Ferrari de Charles Leclerc, enquanto o mexicano provavelmente perdeu o segundo lugar ao optar por uma configuração um pouco menos extrema.

Le ali Ferrari per Las Vegas: in gara è stata usata quella di Monza, sopra, mettendo da parte quella di Spa, in basso

Foto de: Giorgio Piola

As asas da Ferrari para Las Vegas: na corrida, foi usada a de Monza, acima, deixando de lado a de Spa, abaixo

Verstappen e Pérez começaram o fim de semana em Nevada com escolhas diferentes das da Ferrari: em Maranello, eles optaram pelas asas de Spa-Francorchamps, apenas para mudar no sábado de manhã para a configuração mais descarregada de Monza, com o perfil principal plano, tentando equilibrar a SF-23 com a asa de feixe equipada com o elemento duplo, depois de testar se uma seria suficiente.

A Red Bull, por outro lado, manteve a colher no perfil principal para ambos os pilotos, diversificando as soluções de flap móvel. Checo manteve a que tinha mais corda com a mesma incidência, enquanto o holandês deliberou sobre a "aparada", ou seja, cortada no bordo de fuga. Para garantir o downforce necessário em curvas lentas, os engenheiros de Pierre Waché decidiram montar um nolder que só funciona em baixas velocidades e, em vez disso, é contornado pelo fluxo à medida que a velocidade aumenta.

Verstappen ascolta Perez e Leclerc sulla battaglia all'ultimo giro

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Verstappen ouve Perez e Leclerc na batalha da última volta

Charles Leclerc, de acordo com os dados oficiais divulgados pela FIA, ultrapassou a barreira dos 350 km/h durante a corrida, chegando a 350,5 km/h, aproveitando o DRS aberto e o fluxo da Red Bull de Pérez, enquanto o mexicano não conseguiu ir além dos 340,8 km/h. Esses quase 10 km/h fizeram uma grande diferença na última volta, quando o Ferrarista fez o ataque decisivo na última volta, surpreendendo Checo, que talvez tenha deixado a porta aberta demais para a SF-23 do monegasco.

Nas suas redes sociais, Pérez comentou a escolha aerodinâmica justificando a perda do segundo lugar para Leclerc.

 

"Que ótimo retorno! Estávamos perto de vencer, mas tínhamos muita pressão aerodinâmica, o que reduziu a nossa velocidade máxima. Excelente trabalho de Max e Charles. Estou muito feliz por ter garantido o segundo lugar depois de uma temporada tão difícil."

"Este é um resultado histórico para a equipe, o primeiro 1-2 de sua história [no campeonato]. Merecido por todo o trabalho duro de todos na pista e em Milton Keynes. Aos fãs e minha família, obrigado por todo o apoio. #Nunca desista"

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