Análise técnica: A Ferrari que fez Felipe Massa campeão da F1 por 38 segundos
Uma análise sobre a máquina que quase levou o brasileiro ao título mundial de pilotos em 2008
Heroes
'Heroes' conta a história de cinco lendas do automobilismo, cujas vidas estão intimamente entrelaçadas e interconectadas, pois todas elas escalam as alturas de seu esporte, enquanto enfrentam desafios pessoais profundos ao longo do caminho. Apresentando Mika Hakkinen, Tom Kristensen, Michele Mouton e Felipe Massa, o longa de 111 minutos, escrito por Manish Pandey, permite que quatro dos maiores guerreiros do esporte reflitam sobre suas vidas, revelando um ao outro a história dessas transformações e suas conquistas. É também a história do homem que os conecta, Michael Schumacher, visto como o maior vencedor de todos, mas cuja história, como as outras, é preenchida com a mesma falibilidade e emoção que o torna humano. Disponível em inglês com legendas em: japonês, francês, espanhol, árabe, português, mandarim, alemão, italiano e russo.
No filme Heroes, uma produção da Motorsport Network, e que está disponível no Motorsport.tv, o brasileiro Felipe Massa relembra sobre os melhores e piores momentos de sua carreira, incluindo a experiência vivida na Fórmula 1 em 2008, a bordo do F2008, ilustrado abaixo.
Ferrari F2008 (659) 2008 side view
Photo by: Giorgio Piola
Massa foi campeão mundial por 38 segundos, porque quando ele cruzou a linha de chegada para vencer o GP do Brasil, ele havia feito tudo necessário para garantir o título de 2008. Enquanto isso, Lewis Hamilton, o outro competidor daquele ano, estava em sexto, precisando de um quinto lugar para ser campeão.
“E o Glock não aguentou e não resistiu” – Galvão Bueno, narrador
Essa frase famosa sempre estará ligada à importância e emoção daquele momento, quando a equipe e a família de Massa, e o público brasileiro perceberam que o então quarto colocado Timo Glock estava com dificuldades para manter seu Toyota na pista. Enquanto eles tomavam todo o cuidado possível nas últimas curvas de uma Interlagos molhada, não apenas Vettel passou Glock, como Hamilton também. Com essa ultrapassagem, o britânico se tornava o campeão mundial de 2008.
Lewis Hamilton, McLaren MP4-23 Mercedes
Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Enquanto Massa não atingiu seu objetivo por muito pouco, o F2008 se mostrou suficiente para a Ferrari conquistar o Mundial de Construtores daquele ano.
Esta era a última geração de carros com múltiplas asas, antes da chegada de um conjunto de regras mais simples, e é considerado um dos mais complexos a competir na F1. Eles foram criados em um momento em que a F1 estava sob imensa pressão para restringir as operações e diminuir o fardo financeiro que o desenvolvimento irrestrito trazia.
Ferrari F2008 (659) 2008 exploded detail view
Photo by: Giorgio Piola
2008 foi um ano de transição, com a quilometragem de testes restrita, além de outras limitações impostas ao uso do túnel de vento, preparando as equipes para as restrições mais severas que se seguiriam. O controle de unidade eletrônica padrão também foi introduzido em 2008, uma medida da FIA para impedir que sistemas proibidos fossem ocultados nos sistemas de gerenciamento.
O F2008 carregava os genes de seu antecessor, com muito do design aparecendo novamente, mas otimizados.
Veja na galeria abaixo os detalhes técnicos do F2008, com as ilustrações de Giorgio Piola:
GALERIA: 20 fatos sobre a carreira de Felipe Massa
VÍDEO: Top 5 corridas mais geniais de pilotos na F1, por Felipe Motta
PODCAST #036: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.