Análise técnica: a ousada e curiosa atualização nas rodas da Red Bull
Novidade levada pela Red Bull ao GP do Japão de F1 busca aumentar a transferência de calor para os pneus

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Uma das novidades que a Red Bull levou para o GP do Japão foi uma nova roda traseira, mas aparentemente as melhorias não deram o resultado esperado. Não se sabe se a equipe manterá a atualização para as próximas corridas.
Leia também:
A Red Bull teve uma grande decepção do GP do Japão. Depois de atualizar a unidade de potência e o lubrificante, os engenheiros da Honda estavam convencidos que o motor japonês lutaria de frente com Ferrari e Mercedes em Suzuka.
No entanto, a o propulsor não atendeu às expectativas e fez Max Verstappen perder sete décimos na qualificação, enquanto Alex Albon terminou a corrida um minuto atrás de Valtteri Bottas. Em resumo, nem Honda e nem Red Bull atenderam às expectativas criadas perante o público.

Red Bull RB15, lo sfogo del DRS più stretto
Photo by: Giorgio Piola
A equipe de Adrian Newey trabalhou duro no desenvolvimento do RB15, modificando o ativador DRS na traseira e reduzindo significativamente a abertura da asa.
Mas a curiosidade mais interessante tem a ver com as rodas traseiras. Os sulcos entre os raios e a parte mais externa do pneu não são novidade, assim como a tinta preta que permite uma maior transferência de calor para os pneus.
Mas os engenheiros do paddock ficaram realmente intrigados ao ver que na superfície, geralmente coberta pelos pneus, havia uma série de entalhes em alto relevo para aumentar a área de transferência de calor, o que aumentaria a aderência dos compostos e consequentemente a velocidade dos carros, principalmente nas curvas.
De fato, cada equipe desenvolveu seu próprio método para aquecer os pneus o mais rápido possível e colocá-los na janela de operação correta. A Red Bull está entre aqueles que dedicaram mais energia a esse problema entre os times de ponta. Porém, a equipe de Milton Keynes não atingiu os resultados esperados.
Veja todas atualizações que as equipes levaram ao Japão:








































































Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1: Mudanças da Ferrari melhorarão a temporada deste ano ou deve-se pensar em 2026?

F1: Verstappen pole do GP da Espanha? Red Bull se anima com performance do tetra

F1 - Brembo sobre freios de 2026: "Não haverá um único parafuso igual ao deste ano"


F1: Verstappen na Mercedes e Russell na Aston Martin? Entenda rumores

F1: Quem está cotado para substituir Verstappen caso Max seja suspenso

F1 - Herbert: Verstappen "deveria ter sido desclassificado"


F1: Horner tem poderes reduzidos por 'lado' tailandês da Red Bull

F1 - Hadjar é advertido contra mudança para Red Bull: "Destruiu carreiras"

F1: Red Bull pede à FIA que abra exceção para superlicença de Lindblad
Últimas notícias

Stock Car: Pilotos saem na bronca com motores após etapa do Velopark; saiba mais

MotoGP: Veja como ficou campeonato após vitória de Marc Márquez em Aragón

MotoGP - Márquez: "Procurávamos o fim de semana perfeito e conseguimos"

MotoGP - Bagnaia: Aragón foi a recuperação de muita confiança
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.