Análise técnica: a ousada e curiosa atualização nas rodas da Red Bull
Novidade levada pela Red Bull ao GP do Japão de F1 busca aumentar a transferência de calor para os pneus

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Uma das novidades que a Red Bull levou para o GP do Japão foi uma nova roda traseira, mas aparentemente as melhorias não deram o resultado esperado. Não se sabe se a equipe manterá a atualização para as próximas corridas.
Leia também:
A Red Bull teve uma grande decepção do GP do Japão. Depois de atualizar a unidade de potência e o lubrificante, os engenheiros da Honda estavam convencidos que o motor japonês lutaria de frente com Ferrari e Mercedes em Suzuka.
No entanto, a o propulsor não atendeu às expectativas e fez Max Verstappen perder sete décimos na qualificação, enquanto Alex Albon terminou a corrida um minuto atrás de Valtteri Bottas. Em resumo, nem Honda e nem Red Bull atenderam às expectativas criadas perante o público.

Red Bull RB15, lo sfogo del DRS più stretto
Photo by: Giorgio Piola
A equipe de Adrian Newey trabalhou duro no desenvolvimento do RB15, modificando o ativador DRS na traseira e reduzindo significativamente a abertura da asa.
Mas a curiosidade mais interessante tem a ver com as rodas traseiras. Os sulcos entre os raios e a parte mais externa do pneu não são novidade, assim como a tinta preta que permite uma maior transferência de calor para os pneus.
Mas os engenheiros do paddock ficaram realmente intrigados ao ver que na superfície, geralmente coberta pelos pneus, havia uma série de entalhes em alto relevo para aumentar a área de transferência de calor, o que aumentaria a aderência dos compostos e consequentemente a velocidade dos carros, principalmente nas curvas.
De fato, cada equipe desenvolveu seu próprio método para aquecer os pneus o mais rápido possível e colocá-los na janela de operação correta. A Red Bull está entre aqueles que dedicaram mais energia a esse problema entre os times de ponta. Porém, a equipe de Milton Keynes não atingiu os resultados esperados.
Veja todas atualizações que as equipes levaram ao Japão:








































































Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1: Renovação do contrato de Ímola é quase impossível, mas há esperança para 2026

F1: Mercedes traz nova asa dianteira e flap na suspensão para Ímola

F1: Red Bull modifica entrada dos sidepods do RB21 em Ímola


F1 - Zak Brown faz alerta sobre vitória de Verstappen em Ímola: "Temporada está longe de acabar"

F1: Verstappen descarta período sabático e diz que saída da Red Bull "não é minha intenção"

F1: Hamilton e Verstappen estão entre os atletas mais ricos do mundo


F1: Tsunoda largará do pitlane em Ímola devido aos danos do acidente de sábado

F1 - Tsunoda assume culpa por acidente "vergonhoso e frustrante" em Ímola: 'Tentei ser herói'

F1 - Verstappen vê fim de semana difícil para Red Bull: “Ultrapassado pelas McLarens nos trechos longos"
Últimas notícias

Indy: Com pole de Shwartzman e Castroneves em 24º, confira o grid de largada das 500 Milhas de Indianápolis 2025

Shwartzman faz história e coloca Prema na pole das 500 Milhas de Indianápolis na estreia do piloto e da equipe na prova

Indy: Penske tem domingo desastroso e fica fora da disputa pela pole das 500 Milhas de Indianápolis

VÍDEO: McLaughlin bate forte e sai voando com seu carro nos treinos das 500 Milhas de Indianápolis
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.