Análise técnica: a ousada e curiosa atualização nas rodas da Red Bull
Novidade levada pela Red Bull ao GP do Japão de F1 busca aumentar a transferência de calor para os pneus
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Uma das novidades que a Red Bull levou para o GP do Japão foi uma nova roda traseira, mas aparentemente as melhorias não deram o resultado esperado. Não se sabe se a equipe manterá a atualização para as próximas corridas.
Leia também:
A Red Bull teve uma grande decepção do GP do Japão. Depois de atualizar a unidade de potência e o lubrificante, os engenheiros da Honda estavam convencidos que o motor japonês lutaria de frente com Ferrari e Mercedes em Suzuka.
No entanto, a o propulsor não atendeu às expectativas e fez Max Verstappen perder sete décimos na qualificação, enquanto Alex Albon terminou a corrida um minuto atrás de Valtteri Bottas. Em resumo, nem Honda e nem Red Bull atenderam às expectativas criadas perante o público.
Red Bull RB15, lo sfogo del DRS più stretto
Photo by: Giorgio Piola
A equipe de Adrian Newey trabalhou duro no desenvolvimento do RB15, modificando o ativador DRS na traseira e reduzindo significativamente a abertura da asa.
Mas a curiosidade mais interessante tem a ver com as rodas traseiras. Os sulcos entre os raios e a parte mais externa do pneu não são novidade, assim como a tinta preta que permite uma maior transferência de calor para os pneus.
Mas os engenheiros do paddock ficaram realmente intrigados ao ver que na superfície, geralmente coberta pelos pneus, havia uma série de entalhes em alto relevo para aumentar a área de transferência de calor, o que aumentaria a aderência dos compostos e consequentemente a velocidade dos carros, principalmente nas curvas.
De fato, cada equipe desenvolveu seu próprio método para aquecer os pneus o mais rápido possível e colocá-los na janela de operação correta. A Red Bull está entre aqueles que dedicaram mais energia a esse problema entre os times de ponta. Porém, a equipe de Milton Keynes não atingiu os resultados esperados.
Veja todas atualizações que as equipes levaram ao Japão:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Stella: McLaren terá um carro inovador para vencer em 2025
Atualizações no GP de Las Vegas de F1: Ferrari agressiva contra McLaren e Red Bull com novidade
ANÁLISE F1: Combustíveis sintéticos podem causar 'guerra da gasolina'
F1 - Horner: "Lawson estará à altura do desafio" de ser companheiro de equipe de Verstappen
F1: Horner explica por que Sainz não foi considerado pela Red Bull
F1: As complicações nos bastidores da demissão de Pérez na Red Bull
F1: Por que a Red Bull escolheu Lawson em vez de Tsunoda para 2025
ANÁLISE F1: Por que a vinda de Lawson para Red Bull evidencia malsucedida volta de Ricciardo
OPINIÃO F1: Entenda se existem motivos suficientes para justificar a ida de Lawson para a Red Bull
Últimas notícias
F1: Hamilton sobre Ferrari: "Ainda não consigo acreditar que irei vestir vermelho no próximo ano"
Fernández "irritado" com performance em 2024, mas promete voltar à MotoGP
F1: Duas séries sobre mulheres chefes de equipe estão em desenvolvimento simultâneo
F1 - Russell sobre vitória contra Hamilton em classificação: "Estou pilotando melhor do que nunca"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.