Últimas notícias

Binotto: "Uma vergonha" questionarem legalidade do motor Ferrari

O chefe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto, diz que é uma vergonha que a legalidade de seu design de motor esteja sendo questionada porque sua equipe deve estar "orgulhosa" de sua vantagem

Ferrari SF90 being pushed into the scrutineering bay by Ferrari mechanics

Conforme adiantado pelo Motorsport.com, vários rivais da Ferrari buscaram esclarecimentos junto à FIA sobre a legitimidade das técnicas que eles acreditam estar por trás do desempenho superior do motor da Ferrari.

A equipe de Maranello disse que acolheria um protesto formal sobre o assunto, para que pudesse se esclarecer e provar que seus críticos estavam errados.

Falando com exclusividade ao Motorsport.com no México, Binotto disse: “Primeiro, todas as equipes da F1 estão trabalhando duro para criar vantagens competitivas”.

“Trabalhamos muito para melhorar nosso pacote de unidades de potência, que não era o melhor quando os regulamentos entraram em vigor em 2014”.

Leia também:

“Se estamos na frente agora, devemos simplesmente nos orgulhar disso. Precisamos ser claros, é uma vergonha ler o que eu leio na internet ou nos jornais”.

“Outros concorrentes tinham uma vantagem no passado e ninguém colocou nenhuma culpa nisso”.

“Como Ferrari, quando temos uma desvantagem na unidade de potência, a única coisa que colocamos é o esforço para tentar resolver e melhorá-la. Seria muito mais justo não ler ou ouvir alguns comentários.”

Nenhum protesto foi apresentado ainda para contestar a legalidade do motor da Ferrari, embora as equipes envolvidas não tenham certeza de como proceder, pois alegam não ter recebido uma resposta da FIA”.

Binotto disse que a Ferrari está "tão relaxada que não nos importamos". Seria melhor para a FIA se manifestar e descartar as preocupações, e é mais "um problema para os outros do que para nós".

“A FIA está sempre e continuamente observando os dados de telemetria, sempre observando a conformidade de todas as unidades de potência com os regulamentos e sempre inspecionando como eles faziam todos os anos e em todas as corridas”, acrescentou.

“Não tenho fatos claros de protestos ou alguém indicando algo especial para a FIA”.

"Temos uma vantagem lá, talvez não tão grande quanto as pessoas possam acreditar, mas é apenas fruto de um trabalho árduo e estamos muito orgulhosos disso".

A superioridade do motor da Ferrari contribuiu para uma vantagem linear significativa em alguns circuitos, estimada em oito ou nove décimos de segundo.

No entanto, Binotto insiste que isso também se deve em parte à sua filosofia aerodinâmica de arrasto inferior, em comparação com seus principais rivais, e a resistência inferior que vem com isso.

"Não somos os que têm menos arrasto", disse. "Isso explica porque não somos tão rápidos nas curvas”.

“Se você tem menos downforce, tem menos resistência. Isso é óbvio”.

"Acho que a combinação de nosso carro, menos força de tração e menos resistência, nos dá uma vantagem nas retas, além de alguma vantagem no motor".

O progresso da Ferrari com seu carro reduziu seu déficit nas curvas e foi fundamental para transformar uma luta inconsistente contra a Mercedes na primeira metade da temporada, iniciando as últimas seis corridas da pole position.

Mas Binotto disse que a equipe "não progrediu tanto no motor quanto no carro" este ano, porque "desde o início da temporada, colocamos muita força no carro [então] hoje estamos mais perto de nossos concorrentes”.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Ele argumentou que quaisquer que fossem seus ganhos nas retas estavam efetivamente em competição direta com os pontos fortes da Mercedes e da Red Bull nas curvas.

"Esse é o equilíbrio onde você pode escolher seus pontos de trabalho. Como estamos ganhando vantagem nas retas, nunca culpamos os outros por serem tão rápidos nas curvas."

"Então, eles são tão rápidos porque têm um truque? Acho que não. Como não temos truques nas retas. É assim que você gerencia e projeta seu carro e como o utiliza."

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
72

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

In this article
Scott Mitchell
Fórmula 1
Scuderia Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton elogia melhora de Vettel: "Bom para a F1 e para os fãs"
Próximo artigo Honda promete mais potência para Red Bull nos últimos GPs da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros