Últimas notícias

Bottas: pneus terão menor importância com o passar do tempo

Finlandês acredita que, assim que todos compreenderem como funcionam os compostos da Pirelli, luta pelo título envolverá somente a velocidade dos carros

Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H

Foto de: LAT Images

Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, second place Sebastian Vettel, Ferrari SF70H and third place Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Race winner Second place Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 Sebastian Vettel, Ferrari, Third place Kimi Raikkonen, Ferrari
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 celebrates on the podium, Eddie Jordan
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 in the Press Conference
Race winner Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 and Sebastian Vettel, Ferrari
The full selection of Pirelli tyre compounds
Pirelli tyres
A Red Bull team member works on Pirelli tyres in the paddock

Valtteri Bottas prevê que a batalha pelo título entre Mercedes e Ferrari deixará de se limitar ao uso dos pneus e se transformará em uma briga de desempenho puro entre os carros.

As duas vitórias de Sebastian Vettel até o momento foram frutos do uso da menor degradação de pneus de sua Ferrari em comparação ao visto com suas rivais da Mercedes.

Isso permitiu à equipe adotar uma estratégia mais agressiva, sendo que, na Austrália, ele conseguiu bater Lewis Hamilton na base da estratégia em vez de ultrapassá-lo na pista.

Mas, para Bottas, cujas chances de vitória no Bahrein foram arruinadas por problemas com os pneus, a situação no pelotão da frente deve mudar assim que todas as equipes compreendam o funcionamento da borracha de 2017 da Pirelli.

Em entrevista ao Motorsport.com, questionado sobre a grande importância dos pneus, o finlandês disse: “Não, não é entediante. Acho que isso sempre aconteceu, mas, agora, os pneus mudaram.”

“Está mais difícil administrar cada composto para todos os tipos de asfalto e entender como eles funcionam. Isso sempre aconteceu na F1, mas, agora que nosso carro está muito parecido com o da Ferrari, cada coisa pequena, como os pneus, pode definir o resultado. Afinal, é a única coisa que conecta o carro ao solo.”

“Mas minha impressão sobre o futuro é que falaremos menos e menos sobre os pneus. Uma vez que as pessoas e as equipes aprendam a extrair tudo dos pneus, nas janelas corretas e em diferentes condições, provavelmente todos estarão iguais na maneira de lidar com eles.”

“Então haverá menos falação em torno dos pneus e mais sobre os carros, acertos e desenvolvimento.”

Ferrari, a surpresa

Pessoas envolvidas com a F1 esperavam que as mudanças de regulamento para este ano fariam com que a Red Bull aparecesse como principal ameaça à Mercedes. No entanto, a Ferrari fez o melhor trabalho ao longo do inverno europeu, o que surpreendeu até mesmo a Mercedes.

“Não esperávamos por isso, na verdade. Eles foram surpreendentemente bem. Eles tiveram um ótimo inverno, com um desenvolvimento forte no carro desde o ano passado. Foi um grande passo.”

“Eles estão administrando seus pneus em todas as pistas, em todos os domingos, e estão desvendando muito bem cada composto de pneus. Eles fizeram um ótimo trabalho nisso, e acho que é um ótimo desafio tentar batê-los.”

“Com certeza queremos estar à frente. Queríamos que essa temporada fosse muito melhor para nós, mas, no geral, é bom que tenhamos essa competição. Isso nos faz trabalhar mais duro.”

“Isso faz com que cada corrida, cada sessão seja muito interessante – não apenas para nós, mas para todos, acredito eu. Então, de certa forma, acho que é bom. Isso é a F1, que deve se tratar de competição. Mas ainda assim queremos estar à frente e vencer.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen deveria ouvir mais os outros, diz Ricciardo
Próximo artigo Análise: Red Bull estreia na Espanha o real carro de Newey

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil