Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Últimas notícias

Brawn: protesto contra Racing Point será uma "questão complicada" para resolver

O diretor de automobilismo da F1 comentou sobre o caso em sua tradicional coluna pós-corrida no site oficial da categoria

Lance Stroll, Racing Point RP20

O grande assunto da temporada 2020 da Fórmula 1 até o momento é o protesto da Renault contra a Racing Point, alegando que o carro da rival não cumpre com o regulamento esportivo da categoria. E a própria F1 assume que a questão é complicada.

Após os dois últimos GPs, a Renault protocolou protestos contra a equipe britânica, especificamente sobre os dutos de freio do RP20. Desde o início, a Racing Point admitiu que seu carro de 2020 é inspirado no design da Mercedes W10 de 2019, mas sempre reafirmou que tudo foi feito dentro dos limites do regulamento,.

Leia também:

Falando em sua coluna pós-corrida, o diretor de automobilismo da F1, Ross Brawn, explicou como que copiar outras equipes era "padrão" na F1, assumindo que fez isso em sua época como chefe de equipe.

"Minha visão é que copiar na Fórmula 1 é padrão", escreveu. "Toda equipe tem, em tempos normais, fotógrafos no pitlane tirando milhares de fotos de todos os carros para análise, visando copiar as melhores ideias. Nós dávamos aos fotógrafos uma 'lista de compras'".

"A Racing Point apenas levou isso a um nível acima, fazendo um trabalho mais completo. Não há uma única equipe no paddock que nunca copiou nada de outra. Eu pediria a todos os diretores técnicos levantarem a mão se eles nunca fizeram algo do tipo. Você não veria mãos levantadas. Eu certamente fiz isso".

O protesto da Renault contra a Racing Point foca no design dos dutos de freio do RP20, alegando que é uma cópia do projeto da Mercedes. A equipe tinha a permissão de usar os dutos da Mercedes de 2019 no ano passado, quando eles não estavam como "partes listadas", o que obriga uma equipe a desenvolver um projeto próprio. Houve uma mudança no regulamento para 2020, que trouxe a inclusão dos dutos nessa lista.

Brawn disse que pode ser difícil para os projetistas da Racing Point provarem que não tinham conhecimento do projeto da Mercedes na hora de produzir sua própria versão.

"No ano passado, a Racing Point tinha acesso e podia usar os dutos de 2019 da Mercedes porque eles não eram uma parte listada. Neste ano, eles são, então você é obrigado a ter seu próprio projeto".

"Porém, a Racing Point não consegue simplesmente esquecer as informações adquiridas com o projeto dos dutos de 2019. Acho que é ilógico pensar que eles podem simplesmente apagar isso das memórias. É um problema complicado, que os especialistas da FIA terão que resolver".

A FIA deve resolver o assunto antes do GP da Grã-Bretanha, marcado para o início de agosto.

PÓDIO: Os bastidores do GP da Hungria com Lucas di Grassi e Rico Penteado

PODCAST: Guerra de bastidores na F1 e entrevista exclusiva com Igor Fraga

 

Artigo anterior Norris ajuda mecânicos da McLaren a desmontar carro após GP da Hungria: "É um jeito de cuidar deles"
Próximo artigo RETA FINAL: Hamilton merece as críticas que recebe? Eric Granado comenta volta de MotoGP e MotoE

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros