Briatore diz que se Ferrari quiser ser campeã "precisa trazer Alonso de volta"
Italiano criticou gestão da Ferrari, defendeu retorno de Alonso, elogiou Leclerc e elencou melhores pilotos da F1 atual
Ex-chefe das equipes Renault e Benetton na Fórmula 1, Flavio Briatore declarou recentemente que a Ferrari precisa trazer Fernando Alonso de volta ao time se quiser ser campeão novamente. Ele ainda defendeu que a escuderia privilegie Charles Leclerc à Sebastian Vettel, por ver o monegasco como um piloto "predestinado a ser campeão".
Leia também:
- Mick Schumacher sobre ida para a Fórmula 1: "Eu me sinto pronto"
- Equipes da F1 vão decidir sobre corridas de classificação nesta quarta-feira
- Com cinco vencedores diferentes em sete corridas, F1 revive competitividade de 2012
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
O polêmico italiano, que hoje atua como empresário de Alonso, sempre foi defensor de que as equipes tenham uma definição clara entre primeiro e segundo pilotos. Foi assim que trabalhou nas escuderias que dirigiu. Briatore conquistou títulos com Michael Schumacher nos anos 1990 e com Alonso entre 2005 e 2006.
“Tenho falado com Fernando. Ele voltará apenas se conseguir uma vaga na Ferrari, Mercedes ou Red Bull, caso contrário não faz sentido. Poderia voltar para a Ferrari? Se eles quiserem ganhar, sim", disse Briatore à rádio italiana Rai Gr Parlamento.
Ferrari precisa mudar para ser campeã
Ferrari está tendo dificuldades para gerenciar dupla
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Para o ex-chefe de equipe, a Ferrari tem tudo o que precisa para ser campeã, mas para alcançar os títulos, algo que não consegue desde 2008, o time teria que adotar uma administração diferente da que tem hoje.
“Todo mundo trabalha em equipe, mas, a realidade é essa: um piloto deve ser escolhido para ser campeão e outro deve estar disponível para ajudar, caso contrário eles nunca vencerão. Vettel pode ficar na Ferrari porque é um bom piloto, mas como segunda opção”.
“Leclerc é mais rápido que Vettel. Ele está pronto para ganhar o título, está predestinado. Se eu fosse o chefe da equipe, escolheria ele. Leclerc é talentoso, é agressivo e faz o carro funcionar "
“Espero que eles possam vencer a próxima temporada, mas todos os anos esperamos pelo próximo", analisou o italiano. "Para vencer o mundial, você precisa ser perfeito, pode perder uma corrida, mas a longo prazo, você precisa ser perfeito e, quando não for competitivo, deve ser o terceiro ou quarto”.
Questionado sobre como gerenciaria o time, caso fosse o chefe de equipe da escuderia de Maranello, Briatore comparou o funcionamento de uma equipe ao de uma empresa.
"Eu conversaria com todos e cada um teria que assumir sua responsabilidade. Uma equipe é como uma empresa, mas a diferença é que os orçamentos são apresentados uma vez por ano, enquanto na F1 é de corrida em corrida e, se algo der errado, você precisa mudar imediatamente. Acredito que a Ferrari é uma equipe sólida, mas você precisa fazer testes de pit stop, ter mais informações sobre o que está acontecendo na corrida; lembrando que também existem rivais".
Hamilton não é imbatível
Por fim, sempre incisivo, Briatore comentou o que achava sobre os pilotos atuais, e elencou quem para ele são os três melhores do grid, deixando Vettel de fora.
“Se eu tivesse que fazer uma classificação dos pilotos mais fortes na F1 hoje, apontaria Verstappen, Leclerc e Hamilton”.
Questionado sobre o motivo de deixar o britânico, que caminha para o sexto título, apenas em terceiro na lista, Briatore afirmou: “Ele não vence porque é o melhor, mas porque tem um ótimo carro. Lewis não é imbatível, ele é forte e comete poucos erros, mas se fosse pressionado, seria uma história diferente”.
Alonso teve mais de 100 adversários na F1:
O espanhol se aposentou da F1 com 32 vitórias em 315 provas disputadas. Ao longo de 17 temporadas, Alonso passou por quatro equipes (Minardi, Renault, McLaren e Ferrari) e disputou posições com muitos pilotos diferentes. Elaboramos uma galeria para relembrar todos os adversários do "Príncipe das Astúrias" na F1, confira:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Alonso: Sempre competi com "armas um pouco inferiores às dos outros"
F1 - Lawson: Tive que ser 'agressivo' para conquistar vaga na Red Bull
Alonso revela o que mais lhe frustra na F1 atual
F1: Hamilton voltará a trabalhar com antiga fisioterapeuta, Angela Cullen
F1: Ferrari se reforça com chegada de novo aerodinamicista
F1: Conheça o diretor de equipe que une Piastri, Hamilton e Leclerc
Últimas notícias
F1: Hamilton aparece pela primeira vez vestindo macacão vermelho da Ferrari
F1 - Cowell: Aston Martin ganhou "campeonato de mais atualizações", mas precisa se concentrar em fazê-las funcionar
Red Bull anuncia evento em Curitiba com exibição de carro de F1
F1: Equipes com pilotos estreantes podem 'trapacear' obrigatoriedade de TLs reservados para rookies
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.