Recomendado para você

OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
Últimas notícias

CEO da F1 esclarece que vitória na corrida de sábado valerá pole position

Ordem de chegada da corrida sprint determinará grid de largada para o GP

Race Winner looking at his car in Parc Ferme

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, esclareceu que o vencedor na corrida sprint contará como pole position, enquanto a contagem de vitórias permanecerá relativa apenas ao GP de domingo.

Como já foi anunciado há algum tempo, um novo formato de final de semana será testado em três GPs da temporada de 2021 da F1, que inclui uma corrida sprint de 100 quilômetros disputada no sábado.

Leia também:

A ordem de chegada desta competição determinará o grid de largada para o GP, enquanto o grid para a corrida sprint será determinada na sessão de classificação tradicional, que terá lugar na tarde de sexta-feira.

Neste novo contexto surge a pergunta: Quem é o pole oficial do fim de semana? O autor da volta mais rápida no treino classificatório de sexta-feira (continuando a tradição iniciada em 1950) ou o vencedor da corrida sprint no sábado? A resposta foi dada por Domenicali, em entrevista à revista Amus .

“É muito simples. Para as estatísticas, a pole position será para o piloto que vencer a corrida marcada para sábado. Só há um vencedor da corrida, e é o piloto que vence o GP no domingo", explicou o CEO da categoria.

"Insisto que mesmo no futuro não queremos usar este formato em todos os GPs, mas será uma espécie de Grand Slam em etapas selecionadas do calendário. Mas primeiro vamos ver se funciona, se não tentarmos nunca saberemos se é uma vantagem ou não. Quantas vezes mudamos o formato das eliminatórias no passado? O objetivo sempre foi melhorar, e assim alcançamos o formato que é usado hoje. ”

Domenicali também se mostrou otimista com a questão levantada pelas equipes, que reclamam dos custos adicionais envolvidos nas corridas sprint.

“Estamos falando sobre isso, a diferença entre a classificação com a volta mais rápida e a corrida sprint não é tão grande, a distância em quilômetros em relação ao fim de semana tradicional é mais ou menos a mesma", disse.

"No momento, estamos debatendo o impacto nos custos, mas para ser sincero, as reclamações vêm principalmente das grandes equipes. Espero que possamos encontrar uma solução em breve, pois para os outros aspectos já está tudo definido", concluiu.  

'TRETAS', IMPROVISO e 'CAUSOS' de GALVÃO BUENO: Ex-diretor faz revelações do narrador de F1 da Globo

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST – Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mas sem grandes resultados?

 

Artigo anterior F1: Mansão de Schumacher é colocada à venda para cobrir despesas médicas do heptacampeão, diz revista
Próximo artigo F1: Villeneuve revela que investiu “muito dinheiro” na BAR e admite que mudança foi um erro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros