CEO da Ferrari: "Desempenho de Leclerc teve um impacto em Vettel"
CEO da Ferrari garantiu, no entanto, que em 2020 a Ferrari não terá um primeiro piloto, "prioridade é a equipe"
O acidente entre os companheiros de equipe da Fórmula 1 Sebastian Vettel e Charles Leclerc foi uma "crise" necessária para estabelecer regras básicas dentro da equipe, diz o CEO da Ferrari, Louis Camilleri. Além disso, ele reconheceu que a boa performance de Leclerc "teve um impacto em Vettel".
Leia também:
Leclerc se juntou a Vettel na Ferrari em 2019 depois de apenas uma temporada na F1, mas o monegasco rapidamente se estabeleceu como um rival do tetracampeão mundial, o que levou ao surgimento de uma tensão entre eles, que 'explodiu' no GP do Brasil, quando os dois colidiram e abandonaram a corrida.
Após o incidente, o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que foi "sorte" que o acidente tenha acontecido neste ano, pois permitiu ao time resolver o problema antes do início da temporada 2020.
Camilleri conversou sobre o assunto com um grupo de jornalistas, que incluía o Motorsport.com, e reforçou a posição de Binotto, destacando que "muito foi escrito, mas vocês devem saber que, a portas fechadas, eles realmente se dão muito bem".
"Há um grande respeito entre eles, eles brincam juntos e há um ótimo relacionamento. Claramente, ambos são muito competitivos. E o GP do Brasil foi um pesadelo. No entanto, agora o ar está limpo. Acho que às vezes você precisa de uma crise para colocar as coisas no lugar apropriado".
"Acho que os dois perceberam que a Ferrari foi a grande perdedora nesse acidente que eles criaram. E, na verdade, acho que daqui para frente, isso dá a Mattia uma maneira muito melhor de gerenciá-los, e também os torna significativamente mais receptivos, porque eles percebem como se estragaram".
Vettel pressionado
Sebastian Vettel teve ano de altos e baixos na Ferrari
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Camilleri admitiu que o desempenho de Leclerc teve um impacto nas performances de Vettel.
"Acho que devemos ser justos no sentido de que cometemos erros várias vezes e tivemos problemas com o carro", afirmou. "Então o piloto se sente desconfortável e corre riscos desnecessários".
"Claramente, o desempenho de Charles teve um impacto em Vettel. É inevitável quando você é um campeão mundial e chega um jovem garoto fazendo uma temporada fenomenal".
Ele acrescentou que Leclerc progrediu ao longo do ano tornando-se vital para a Ferrari.
"Todos sabíamos que Charles tinha muito talento", disse Camilleri. "Mas acho que ele surpreendeu até a todos nós sobre o que era capaz de fazer".
"Ele se tornou mais forte não apenas como piloto, mas como parte integrante da equipe. Para nós, isso é muito importante. Ele tem um ótimo relacionamento com a equipe e continua a se desenvolver nesse aspecto".
Ao contrário deste ano, quando a Ferrari deu tratamento preferencial a Vettel em todas as situações por conta de sua experiência, a equipe não pretende apontar um hipotético piloto número um para a próxima temporada.
"Essa foi a escolha certa na época", disse Binotto. "Quando chegarmos à Austrália [em 2020], eles estarão livres para correr e não haverá um primeiro piloto. O mais importante é que a equipe continue sendo a prioridade para maximizarmos os pontos somados".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: Engenheiro experiente de Verstappen deixa cargo na Red Bull
Verstappen e outros pilotos com quatro mundiais de F1 (ou mais)
Vettel e Mick Schumacher se unirão para Corrida dos Campeões em 2025
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
MotoGP - Ducati: Será "muito fácil" gerenciar Bagnaia e Márquez na mesma equipe
Após 32 anos de hiato, África do Sul abre processo de licitação para retorno à F1
F1 - Wolff: Chegada do Cadillac nos dará prejuízo
F1: Hamilton voltará a trabalhar com antiga fisioterapeuta, Angela Cullen
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.