Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

CEO da McLaren diz que F1 perdeu liderança: "Algumas equipes governam"

Zak Brown relembrou que as escuderias que reclamaram do regulamento votaram a favor dele e que governança do esporte deve ter mais poder

The Safety Car Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, the rest of the field

O CEO da McLaren, Zak Brown, pediu aos chefes da Fórmula 1 e à FIA que tenham pulso firme na transferência do controle do esporte para longe das equipes à medida que as consequências do GP de Abu Dhabi do ano passado continuam. A categoria e seu corpo governante se viram recebendo uma onda de críticas pela maneira como a temporada de 2021 terminou após a maneira como o reinício do safety car foi tratado na corrida final, em Abu Dhabi.

Enquanto uma investigação da FIA sobre os eventos de Yas Marina e questões sobre o processo de tomada de decisão estão em andamento, Brown disse que as lições de 2021 mostraram que a mudança é necessária. Segundo ele, a chegada do novo presidente, Mohammed Ben Sulayem, oferece uma oportunidade para uma nova abordagem, que poderia evitar as cenas que a F1 teve no último campeonato.

Leia também:

Escrevendo no site da McLaren, Zak disse: "Está claro que algumas das regras e sua governança não são aceitáveis​​​, do jeito que as coisas estão. Ninguém está feliz com a inconsistência na aplicação dos regulamentos, que têm sido habitualmente explorados por equipes para vantagem competitiva".

"Eu disse antes que as escuderias têm muito poder e ele precisa ser reduzido. Temos um papel significativo na elaboração das regras da Fórmula 1 e essa influência nem sempre é impulsionada pelo que é melhor para o esporte."

"Sim, os times devem ser consultados e suas perspectivas consideradas, principalmente em questões estratégicas de longo prazo, mas às vezes parece que o esporte é governado por certas equipes. Não esqueçamos que nós contribuímos para as inconsistências tanto quanto qualquer um. Foram as escuderias que pressionaram para evitar terminar corridas sob um safety car a todo custo."

"São as equipes que votaram em muitos dos regulamentos que reclamaram. São as equipes que estão usando a transmissão de mensagens de rádio para o diretor de prova para tentar influenciar as penalidades e resultados da corrida. Alguém joga para a galeria e pressiona os comissários."

"Isso não tem sido edificante para a F1. Às vezes, parece mais uma audição de teatro do que o auge de um esporte global."

Zak Brown, CEO, McLaren Racing

Zak Brown, CEO, McLaren Racing

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

O ex-presidente da FIA, Jean Todt, impulsionou seu desejo de governar o esporte por consenso, o que significou muita consulta e influência dos times para estabelecer as regras.

Brown é claro em sua esperança de que Sulayem lide com as coisas de maneira diferente e acha que é a hora certa de fazê-lo, agora que a F1 mudou para melhor sob os novos proprietários da Liberty Media.

"A eleição de Mohammed Ben Sulayem em dezembro passado como o novo presidente da FIA oferece a oportunidade de uma reforma coletiva da forma como a Fórmula 1 opera", disse ele. "É óbvio focar nos eventos de Abu Dhabi no final da temporada passada, que são objeto de investigação, mas isso foi um sintoma e não uma causa, na minha opinião."

"Os sinais de dificuldades organizacionais puderam ser vistos no GP da Austrália de 2020 e no da Bélgica do ano passado, ambos marcados por uma aparente falta de preparação para os eventos que se desenrolaram e inércia temporária nas soluções."

"Mais clareza sobre os papéis da FIA e da F1 e a necessidade de maior liderança do esporte, sem dúvida, estarão na agenda de Mohammed Ben Sulayem e Stefano Domenicali e suas respectivas equipes."

"As administrações anteriores seguiram um estilo de governança principalmente autocrático, então, para apontar o esporte na direção certa, era necessário adotar uma abordagem mais consultiva com escuderias e partes interessadas."

"No entanto, agora o esporte foi redefinido. É necessário voltar a uma liderança mais forte e diretiva no topo. Estou confiante de que veremos um aumento nisso e que, coletivamente, nos concentraremos em evoluir a categoria e não fugir da responsabilidade quando se trata de decisões difíceis."

TELEMETRIA DE FÉRIAS: RICO PENTEADO fala tudo sobre NOVO CARRO DA F1 que estreia em 2022

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #157 - Sucesso da F1 na Band e destaques de 2021: entrevista com editor Fred Sabino

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Alonso revela cirurgia que o tirou da edição virtual das 24 Horas de Le Mans
Próximo artigo F1: Mercedes é a quarta equipe a confirmar data de lançamento do carro de 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros