CEO da McLaren: saída de Sainz não criou "clima ruim" na equipe
Zak Brown comentou sobre a movimentação da semana na F1, afirmando que o clima na McLaren foi melhor que nas rivais Ferrari e Renault
O desenrolar da contratação de Carlos Sainz pela Ferrari aconteceu rapidamente, com poucos dias entre os primeiros rumores e o anúncio oficial. Mas, segundo o CEO da McLaren, Zak Brown, tudo aconteceu às claras e de modo amigável, diferente de suas rivais na Fórmula 1.
Brown também falou sobre as movimentações nas rivais Ferrari e Renault, onde ele vê que as chegadas e saídas não aconteceram do mesmo modo, com as saídas de Vettel e Ricciardo marcadas por tensão entre os lados envolvidos.
Por outro lado, quando soube que Sainz tinha uma oportunidade de assinar com a Ferrari, Brown disse que deu permissão formal a seu piloto para iniciar a negociação. E a transparência entre a dupla deu à equipe tempo suficiente para sondar e negociar com Ricciardo a parte.
"Carlos e eu falamos sobre isso, então não ficamos sabendo através de rumores", disse Brown à Sky Sports F1. "Eu acredito que a maioria das movimentações acontecem às escondidas, no fundo do motorhome, com encontros secretos. Mas na McLaren temos uma filosofia diferente, e isso inclui nossos pilotos".
"Tudo aconteceu em uma conversa que Carlos, eu e Andreas [Seidl, chefe da equipe na F1] tivemos durante as férias. Nós demos permissão a ele para conversar com a Ferrari, então tudo aconteceu às claras".
"Acho que vocês podem ver isso pelo bom tom que temos em nossa separação, e pelo quanto estamos animados em correr mais ese ano".
"Acho que é ótimo que pilotos e equipes podem se separar sem criar inimizades, porque, se você olhar para outros movimentos, parece que fica um clima ruim. E essas pessoas ainda precisam correr juntas naquele ano. Por isso estou muito orgulhoso do que fizemos".
Brown afirmou que Sainz teve uma performance melhor do que a esperada em 2019, e acredita que o espanhol tem condições de vencer corridas na Ferrari com um carro bom.
"Ele fez um trabalho melhor do que eu esperava, e, obviamente, não teríamos assinado com ele se não contávamos com um bom trabalho. Mas ele não cometeu nenhum erro. Se você olhar para trás, eu lembro no Bahrein [2017], quando ele teve um incidente bobo na Toro Rosso saindo dos pits".
"Você não viu nenhum desses erros de novatos que você espera de alguém jovem. Ele foi maduro, teve um bom ritmo - não podemos esquecer que ele teve um início ruim na temporada, após o incidente com Kubica na Austrália, então ele não pontuou nas primeiras provas".
"Ele trabalhou muito bem com Lando. É muito rápido, é um cara que joga pela equipe. Nunca me senti nervoso quando os dois estavam juntos na pista. Em outras equipes, você vê que quando os companheiros estão próximos, coisas podem acontecer".
"Acho que ele vai se dar bem na Ferrari, e vai disputar com Leclerc. Acho que ele vai se encaixar na Ferrari. Se eles tiverem um carro bom, acho que Carlos poderá ganhar corridas".
Veja imagens da trajetória de Carlos Sainz na F1
VÍDEO: Reginaldo Leme fala sobre dupla da Ferrari e futuro de Vettel na F1
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.