Recomendado para você

ANÁLISE F1: Qual é a resposta para o ressurgimento da Red Bull e de Verstappen?

ANÁLISE F1: Qual é a resposta para o ressurgimento da Red Bull e de Verstappen?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Qual é a resposta para o ressurgimento da Red Bull e de Verstappen?
F1 - Marko: "Devo enviar uns pacotes de Red Bull para Leclerc" como agradecimento

F1 - Marko: "Devo enviar uns pacotes de Red Bull para Leclerc" como agradecimento

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Marko: "Devo enviar uns pacotes de Red Bull para Leclerc" como agradecimento
Cadillac confirma que Colton Herta correrá pela Hitech na F2 2026

Cadillac confirma que Colton Herta correrá pela Hitech na F2 2026

FIA F2
FIA F2
Cadillac confirma que Colton Herta correrá pela Hitech na F2 2026
F1 - Alonso apoia Verstappen na disputa pelo título de 2025: "Já venceu sem o melhor carro"

F1 - Alonso apoia Verstappen na disputa pelo título de 2025: "Já venceu sem o melhor carro"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Alonso apoia Verstappen na disputa pelo título de 2025: "Já venceu sem o melhor carro"
F1: Equipe responde à alegação de Alonso de Aston Martin ser "nona mais rápida"

F1: Equipe responde à alegação de Alonso de Aston Martin ser "nona mais rápida"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Equipe responde à alegação de Alonso de Aston Martin ser "nona mais rápida"
Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC

Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC

Rally
Rally
Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC
F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Wolff vê "vantagem psicológica" para Verstappen na disputa pelo título
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Vasseur admite que "subestimou pressão psicológica" ao não desenvolver carro

Coluna do Massa: Por que o GP dos EUA deixou um gosto amargo

Em nova coluna exclusiva para o Motorsport.com, Felipe Massa explica que o toque com Fernando Alonso fez com que final de semana em Austin terminasse com um gosto amargo

Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38; Felipe Massa, Williams FW38 and Nico Hulkenberg, Force India VJM09
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams Martini Racing FW38 pit stop
Felipe Massa, Williams FW38
Fernando Alonso, McLaren MP4-31 and Felipe Massa, Williams FW38 touch wheels

O final de semana do GP dos Estados Unidos foi um daqueles que terminou deixando um gosto amargo. Eu e a Williams fizemos um trabalho muito bom e, no final da prova, tínhamos uma chance real de terminar em quinto - o que teria sido uma grande recompensa para nossos esforços.

Mas voltemos um pouco mais dentro da corrida - na metade da prova, quando eu estava cerca de seis segundos à frente de Carlos Sainz Jr.

Fui aos boxes para aquela que seria minha última troca de pneus, colocando compostos médios. Assim que voltei para a pista, veio o Safety Car Virtual e, com isso, Sainz Jr. aproveitou a chance, fazendo a parada dele e voltando cerca de cinco segundos à minha frente.

De qualquer forma, a batalha ainda não estava perdida. Tentei de tudo para conseguir o quinto lugar nas voltas finais, sabendo que Sainz Jr. sofreria bastante com o desgaste dos pneus macios em comparação aos médios que eu estava utilizando.

Infelizmente minhas esperanças foram para o espaço por causa de Fernando Alonso. A poucas voltas do fim da prova, cheguei ao ponto de freada da curva 15 e Sainz Jr. me bloqueou um pouco com a freada dele. 

Olhei nos retrovisores e pude ver que Alonso estava bem longe, então abri a a trajetória tranquilamente, para ter uma tração melhor na saída da curva.

Foi uma pena que Alonso tenha tentado uma manobra impossível. Se eu não estivesse ali, ele teria saído da pista. A minha presença ali o ajudou a contornar a curva - se você olhar na câmera onboard, verá claramente como ele chega travando as rodas e nossos pneus se tocam, comigo acabando fora da pista.

Não perdi somente a posição, pois o toque me deixou com um pneu furado. No fim, com uma parada a mais, terminei em sétimo. Mas o amargor não terminou com a bandeirada: tinha certeza de que Alonso seria punido pela manobra sobre mim - depois, ele ainda superou Sainz Jr. 

Fomos até os comissários para explicar o que aconteceu, mas ao falar com eles já notei na expressão dos que estavam na sala que nenhuma punição seria aplicada. Não entendo o motivo de terem me chamado se eles queriam ser lenientes com Fernando - eles poderiam ter feito isso sem que eu tivesse comparecido.

Aceito a decisão dos comissários, mas sinto que não foi a resposta acertada para o incidente. Falamos inúmeras vezes sobre a falta de consistência nas decisões tomadas na F1 e creio que este é um exemplo disso. É uma pena que tenha acontecido em um final de semana no qual fizemos nosso melhor como equipe. Deveríamos ter tirado seis pontos da desvantagem em relação à Force India, mas tiramos apenas dois.

Agora, vamos para um final de semana de muito trabalho no México. Espero que o que aconteceu em Austin não seja um fator decisivo na classificação final do Mundial de Construtores - isso seria mais um insulto.

Artigo anterior GP do Canadá espera renovar e confirmar prova em 2017
Próximo artigo Nasr espera anunciar futuro no GP do Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros