Recomendado para você

F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"

F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton e Leclerc 'respondem' presidente da Ferrari: "Apenas união poderá nos ajudar"
F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo

F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Colapinto sai em defesa de Bortoleto e culpa Stroll por incidente no GP de São Paulo
F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto

F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Barrichello cita papel da torcida e aconselha Bortoleto
Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona

Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Reginaldo Leme ganha credencial vitalícia da F1; entenda como funciona
F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo

F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli presenteia família Senna com capacete usado no GP de São Paulo
VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México

VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México

NASCAR
NASCAR
VÍDEO: Safety Car proporciona acidente bizarro na NASCAR do México
F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos

F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto destaca carinho da torcida e faz reflexão sobre fim de semana em Interlagos
F1: Band alcança pico de seis pontos com GP de São Paulo e conquista terceiro lugar de audiência

F1: Band alcança pico de seis pontos com GP de São Paulo e conquista terceiro lugar de audiência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Band alcança pico de seis pontos com GP de São Paulo e conquista terceiro lugar de audiência

Coluna do Massa: Por que o GP dos EUA deixou um gosto amargo

Em nova coluna exclusiva para o Motorsport.com, Felipe Massa explica que o toque com Fernando Alonso fez com que final de semana em Austin terminasse com um gosto amargo

Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38; Felipe Massa, Williams FW38 and Nico Hulkenberg, Force India VJM09
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams Martini Racing FW38 pit stop
Felipe Massa, Williams FW38
Fernando Alonso, McLaren MP4-31 and Felipe Massa, Williams FW38 touch wheels

O final de semana do GP dos Estados Unidos foi um daqueles que terminou deixando um gosto amargo. Eu e a Williams fizemos um trabalho muito bom e, no final da prova, tínhamos uma chance real de terminar em quinto - o que teria sido uma grande recompensa para nossos esforços.

Mas voltemos um pouco mais dentro da corrida - na metade da prova, quando eu estava cerca de seis segundos à frente de Carlos Sainz Jr.

Fui aos boxes para aquela que seria minha última troca de pneus, colocando compostos médios. Assim que voltei para a pista, veio o Safety Car Virtual e, com isso, Sainz Jr. aproveitou a chance, fazendo a parada dele e voltando cerca de cinco segundos à minha frente.

De qualquer forma, a batalha ainda não estava perdida. Tentei de tudo para conseguir o quinto lugar nas voltas finais, sabendo que Sainz Jr. sofreria bastante com o desgaste dos pneus macios em comparação aos médios que eu estava utilizando.

Infelizmente minhas esperanças foram para o espaço por causa de Fernando Alonso. A poucas voltas do fim da prova, cheguei ao ponto de freada da curva 15 e Sainz Jr. me bloqueou um pouco com a freada dele. 

Olhei nos retrovisores e pude ver que Alonso estava bem longe, então abri a a trajetória tranquilamente, para ter uma tração melhor na saída da curva.

Foi uma pena que Alonso tenha tentado uma manobra impossível. Se eu não estivesse ali, ele teria saído da pista. A minha presença ali o ajudou a contornar a curva - se você olhar na câmera onboard, verá claramente como ele chega travando as rodas e nossos pneus se tocam, comigo acabando fora da pista.

Não perdi somente a posição, pois o toque me deixou com um pneu furado. No fim, com uma parada a mais, terminei em sétimo. Mas o amargor não terminou com a bandeirada: tinha certeza de que Alonso seria punido pela manobra sobre mim - depois, ele ainda superou Sainz Jr. 

Fomos até os comissários para explicar o que aconteceu, mas ao falar com eles já notei na expressão dos que estavam na sala que nenhuma punição seria aplicada. Não entendo o motivo de terem me chamado se eles queriam ser lenientes com Fernando - eles poderiam ter feito isso sem que eu tivesse comparecido.

Aceito a decisão dos comissários, mas sinto que não foi a resposta acertada para o incidente. Falamos inúmeras vezes sobre a falta de consistência nas decisões tomadas na F1 e creio que este é um exemplo disso. É uma pena que tenha acontecido em um final de semana no qual fizemos nosso melhor como equipe. Deveríamos ter tirado seis pontos da desvantagem em relação à Force India, mas tiramos apenas dois.

Agora, vamos para um final de semana de muito trabalho no México. Espero que o que aconteceu em Austin não seja um fator decisivo na classificação final do Mundial de Construtores - isso seria mais um insulto.

Artigo anterior GP do Canadá espera renovar e confirmar prova em 2017
Próximo artigo Nasr espera anunciar futuro no GP do Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros