Ecclestone: Vettel é uma vítima da Ferrari, não culpado
Ex-chefão da F1 acredita que Ferrari não deu a Sebastian Vettel todo o apoio necessário para conquistar título de 2018
Os erros de Sebastian Vettel durante toda a temporada deram muito que falar, mas para o ex-chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, eles foram motivados pela falta de apoio total da escuderia. O britânico não mordeu a língua ao avaliar a temporada da Ferrari, a quem ele culpa pelo fracasso de Vettel na luta pelo título contra Lewis Hamilton.
Ecclestone não questiona o domínio do piloto da Mercedes, mas enfatiza os erros cometidos pelo time de Maranello. Além disso, ele sugeriu que a morte de Sergio Marchionne poderia ter mais impacto do que inicialmente poderia ser pensado, uma teoria já mencionada por Nico Rosberg.
"Lewis tem sido excepcional, mas ele também teve o apoio total de sua equipe", disse Ecclestone à revista alemã Autobild. "Você não pode dizer o mesmo de Sebastian, e eu tenho a impressão de que a Ferrari caiu após a morte de Sergio Marchionne. De repente, houve erros estratégicos bizarros e, do lado de fora, eu notei que a Ferrari fez mais por Kimi Räikkönen que por Sebastian, um time deve apoiar seu favorito pelo título absolutamente, eu o vejo como uma vítima, e não como culpado."
Para reforçar sua teoria, Ecclestone lembrou os sucessos da Ferrari no início dos anos 2000, quando Jean Todt estava no comando e Michael Schumacher ganhou cinco títulos consecutivos.
"Uma equipe deve intensificar seus esforços em seu primeiro piloto, e não enfraquecê-lo", insiste Ecclestone. "Jean Todt estava completamente em cima de Michael [Schumacher]. Se um piloto não sente o apoio de sua equipe, aumenta o risco de cometer erros, porque a maioria dessas coisas vem da cabeça."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.