Em prol de 2026, F1 está pronta para aprovar regra que torna 2024 ainda mais importante; entenda
“Para ter pólvora suficiente para 2026 em termos de orçamento, é improvável que o modelo 2025 seja completamente diferente do de 2024”, explicou diretor da Mercedes

Para evitar que quaisquer equipes iniciem o desenvolvimento de seu carro de 2026 mais cedo do que o ideal, a Fórmula 1 deve determinar uma data antes da qual ninguém poderá começar a trabalhar no projeto. Isso, aliás, também tende a impactar 2025, último ano do atual regulamento.
Em 2026, a categoria máxima do automobilismo introduzirá um novo pacote de regras, com foco especialmente nas unidades de potência -- o destaque será a 'extinção' do MGU-H, tido como uma 'dor de cabeça' para as montadoras da elite global do esporte a motor.
Além disso, a unidade será adaptada para combustíveis sintéticos. Outra grande mudança: os monopostos da F1 serão planejados para serem menores e mais leves, com menos arrasto e menos downforce.
Porém, as regras 'finais' ainda não estão definidas, de modo que os engenheiros da F1 ainda não sabem exatamente o que esperar. O que se sabe é que as 'reformas' já estão gerando impacto no trabalho atual.
“Para ter 'pólvora' suficiente para o desenvolvimento de 2026 em termos de orçamento, é improvável que o modelo 2025 seja completamente diferente do modelo 2024”, explicou o diretor técnico da Mercedes, James Allison.
“É provável que muitas peças tenham que ser 'transportadas' de 2024. Os próximos dois carros estarão, portanto, intimamente relacionados. O atual trabalho de desenvolvimento será, assim, duplamente importante."
Consequentemente, a maioria das equipes deve realizar grandes modificações no carro do próximo campeonato, porque sabem que depois disso provavelmente não terão tempo e recursos suficientes.
E se alguém quiser causar um grande impacto em 2026, terá que começar o desenvolvimento com antecedência. Mas isso não poderá ocorrer tão cedo, conforme a Auto Motor und Sport informou. Na prática, em 2024, os times não poderão trabalhar com foco nas novas regras. Será proibitivo.
Recentemente, o Grupo de Trabalho Técnico, que reúne os diretores técnicos das escuderias, concordou que as prospecções aerodinâmicas de 2026 realizadas no túnel de vento e no CFD (túnel de tempo virtual) não podem começar antes de janeiro de 2025. Isso ainda será votado.
O objetivo? Que todos possam iniciar as 'reformas' de 2026 em pé de igualdade. Como consequência, a próxima temporada se tornará ainda mais importante, já que em 2025 o foco estaria no carro de 2026.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.