Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Engenheiro acredita em Renault forte na China

Brasileiro, que cuida dos motores da equipe francesa, espera novo bom resultado e explica teoria dos novos escapamentos na F-1

Heidfeld à frente de Ferrari e Red Bull em Sepang

Após dois Grandes Prêmios e dois pódios acumulados, a Renault começa a se entusiasmar. Ainda nos primeiros testes da pré-temporada, quando exibiu seu inovador escapamento, a equipe francesa dava mostras de que estaria forte. Porém, o acidente grave sofrido por Robert Kubica tirou o foco da performance do carro para a recuperação do polonês.

 
Com os terceiros lugares de Vitaly Petrov, em Melbourne, e Nick Heidfeld, em Sepang, conquistados por méritos, e não por obra do acaso, a Renault começa a acreditar que pode alçar voos mais altos.
 
Ricardo Penteado, engenheiro chefe dos motores da equipe, além de ocupar a função de engenheiro de motor do carro de Heidfeld, ficou encantado com a prova do alemão. “A corrida do Nick foi muito boa. Usamos a nova estratégia dos escapamentos na largada e acho que ajudou a aumentar a pressão aerodinâmica do carro. Sua manobra na primeira curva foi impecável”. Mas o que seria a nova estratégia citada? “Você não vai conseguir tirar isso de mim”, disse o brasileiro com sorriso estampado na cara.
 
Depois, sem entrar em detalhes, falou sobre a teoria do assunto. “Todo mundo sabe que o escapamento dá uma grande diferença na pressão aerodinâmica do carro. Todos estão correndo atrás para entender como o nosso funciona. É óbvio que tem uma grande diferença no consumo do motor. Então existem várias configurações. Antes da prova, calculamos quanto podemos oferecer ao piloto do 'super-downforce (pressão aerodinâmica)', quantas voltas usando da outra especificação. Há vários módulos de utilização do motor e a gente sabe qual é o ganho e a perda de tempo em uma volta. Fazemos a simulação para encontrar o melhor compromisso. E em Sepang nossa simulação foi perfeita”, celebra Ricardo Penteado.
 
Se na estreia Ricardo precisou de atenção máxima com o alto consumo de combustível, que quase comprometeu o pódio de Petrov, na Malásia o engenheiro pode ficar mais tranquilo. “Em termos de motor não houve qualquer problema. Foi uma corrida tranquila”.
 
O bom comportamento do carro em duas pistas de características tão distintas, leva o time a acreditar que andarão bem em todo o calendário. Em Xangai, no próximo domingo, a ideia é repetir o feito. “A China não é tão diferente da Malásia. Temos uma grande reta e a nossa asa traseira está funcionando bem. A temperatura estará baixa e o consumo de combustível será importante. Acho que brigaremos pela ponta, como na Malásia”.
 
Em Sepang, os termômetros “hibernavam” em temperaturas superiores aos 30 graus. Na China, faz frio nesta época do ano (na casa dos 10, 12ºC). O engenheiro chefe de motores da Renault dá uma aula aos leitores do TotalRace sobre o que o fato interfere no binômio motor/combustível.
 
“Na Malásia, pelo calor, a gente estava preocupado em não poder usar o combustível que tem mais performance de todos os que temos disponíveis na fábrica, porque esquentaria demais no tanque. Como na China não tem esse problema, poderíamos guardar o combustível para o resto da temporada. Outra diferença é o consumo. Quanto mais frio e mais denso é o ar, mais gasolina você pode colocar na câmara de combustão, porque você tem mais oxigênio entrando. Esse será um parâmetro importante, para sabermos quantas voltas poderemos usar na nossa estratégia de escapamento com pressão aerodinâmica máximo, quanto será em estratégia normal, se precisaremos poupar no final. Com temperatura baixa, haverá influência grande na estratégia para usar na corrida”.
 
Artigo anterior "Você sabia?": veja curiosidades de GP da China
Próximo artigo Dupla da McLaren quer colocar pressão nos carros da Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros