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Engenheiro brasileiro de Verstappen o compara a Senna: "É tipo o Ayrton, nunca vai 'levantar' o pé para deixar alguém passar"

Ricardo Penteado trabalhou com o piloto na Toro Rosso e elogiou o instinto 'animal' do jovem de 22 anos

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st Position, with his trophy

Único brasileiro a chefiar o departamento de motores de uma montadora da Fórmula 1, Ricardo Penteado tem autoridade para falar sobre aquele é apontado como o futuro multicampeão da categoria: Max Verstappen, da Red Bull. 

O engenheiro, que deixou a Renault no fim de 2019 para desenvolver projeto mantido em segredo, trabalhou com o piloto no começo da trajetória do holandês na elite do automobilismo, pela equipe Toro Rosso, ainda em 2014.

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Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram, Penteado rasgou elogios a Verstappen e o comparou a Senna: "É tipo o Ayrton, nunca vai 'levantar' o pé para deixar alguém passar". Confira o imperdível depoimento na íntegra no vídeo abaixo:

"Cara, o moleque é 'pauleira'. Ele é bruto que nem o pai dele, em termos de caráter (personalidade). Não sei se o pessoal viu a live com o [Enrique] Bernoldi, mas é exatamente o que ele falou [sobre Jos Verstappen, pai de Max e companheiro do brasileiro na Arrows em 2001]." 

"Conversei muito com o Max porque eu fui engenheiro dele na Toro Rosso quando ele andou pela primeira vez de F1. Era eu o engenheiro dele, em 2014, no Japão. Conversei muito com ele e com o pai dele, aprendi a conhecer os dois. E tem histórias fenomenais."

"Eles quase saíram na porrada: pai, mãe e os moleques com o [Daniil] Kvyat em coisas de kart, sabe? Então você vê que a galera é mais bruta. Quando conversei com ele em 2014, você via que o moleque tinha não só o talento, mas acho que o Jos fez um trabalho muito bom nele de formação. De saber onde melhorar, de saber priorizar... E uma coisa que marcou muito é que ele é tipo o Ayrton [Senna] no sentido de que nunca vai ser ele que vai 'levantar' o pé."

"Tipo assim, se tiver que ir todo mundo para a brita, vai, mas não vai ser ele que vai levantar o pé, quando vai para o fight. Foi muito interessante ver que, tão novo, ele percebeu que isso era o segredo, a marca registrada dele."

"Você vê em qualquer briga na pista, às vezes até ridícula, tipo ele ir 'no fight' com o [Esteban] Ocon no Brasil (em 2018) e perder a vitória para brigar com o cara na pista. Mas você sabe que se você tiver que ultrapassar ele, ou você ultrapassa bem, ou vão terminar os dois na brita, porque ele nunca vai levantar o pé para deixar alguém passar ele. E eu lembro que, no final da temporada 2014, eu até escrevi uma mensagem para ele e falei: 'Não basta ser rápido, tem que trabalhar'."

"Quando ele viu o negócio, ele olhou assim tipo: 'Quem foi que botou isso na minha mesa?'. Quando eu falei que fui eu, você via a descontraída. Então você vê que o moleque tem aquele caráter no sentido de comportamento: é 'punk', é violento e 'toca' muito. Sanguinário."

"Você percebe justamente na maturidade dele. Quando ele chegou lá, o engenheiro de performance fez um trabalho muito bom com ele na parte de pneu. E você vê que ele já tem maturidade para entender bem disso tudo. Quando ele chegou na F1, ele tinha 16 anos e parecia que ele já tinha 22, em termos de bagagem técnica. É impressionante. Pelo fato de ele ter começado bem cedo, ele já tem muita maturidade."

"Acho que realmente é um dos caras que, se não tiver uma escolha de caminho errada como aconteceu com o Fernando [Alonso], ele vai ser campeão do mundo pelo menos uma vez. Com certeza", seguiu o engenheiro brasileiro.

Comparação entre Verstappen, Ricciardo e Kubica

"O [Robert] Kubica, com certeza absoluta, é mais inteligente tecnicamente falando. Em termos de entender motor, ele entende tudo. Em termos de engenharia em volta do carro. Na Coréia, chegou um escapamento novo e eu tive que fazer o mapa (do motor) inteiro na mão ali, na sexta-feira de manhã, e ele me ajudou muito. O cara manja muito, é técnico. E ele entende muito de regulamentação, ele é malandro, tem um raciocínio de game muito pesado."

"Mas, em termos de talento, eu acho que eu colocaria o Max um pouco mais 'na mão'. Quando você vê aquela corrida dele em Interlagos no molhado (2016), meu... É difícil achar alguém que 'toque' mais do que ele, que tenha mais autoconfiança do que ele tinha."

"A gente escutava o rádio do Daniel [Ricciardo] na mesma corrida dele e o engenheiro dele falou assim: 'Na curva 3, o Max passa por fora. Tenta por fora'. Ele tentou uma vez e falou: 'Não, não, não, estou tranquilo aqui'. Por fora, tinha menos borracha, então o carro tinha mais aderência, só que tinha mais água também, porque tinha menos carros passando, então era meio difícil ali. Mas o Max 'toca' muito", completou Penteado.

GALERIA: Relembre as vitórias espetaculares do holandês Max Verstappen na F1

GP da Espanha de 2016
A corrida foi a primeira de Verstappen na Red Bull. O holandês substituiu Daniil Kvyat, rebaixado para a Toro Rosso.
GP da Espanha de 2016
Na largada, Rosberg ultrapassou o pole Hamilton, que tentou retomar a liderança na sequência. O britânico, porém, errou o bote e tirou as duas Mercedes da prova.
GP da Espanha de 2016
O caminho ficou aberto para a vitória de Verstappen, que soube administrar bem a vantagem à frente.
GP da Espanha de 2016
Com o triunfo, o holandês se tornou o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1.
GP da Espanha de 2016
Raikkonen e Vettel completaram o pódio da agitada etapa espanhola.
GP da Malásia de 2017
Verstappen herdou a posição de largada de Raikkonen, que teve problemas com sua Ferrari, atrás do pole Hamilton.
GP da Malásia de 2017
Com ritmo melhor que o da Mercedes, o holandês superou Hamilton e venceu em Sepang.
GP da Malásia de 2017
Daniel Ricciardo completou o pódio na segunda vitória de Verstappen pela Red Bull.
GP da Malásia de 2017
Verstappen vibra com o triunfo na Malásia.
GP da Malásia de 2017
O holandês já se colocava como rival de Ricciardo dentro da Red Bull, dando pontapé à tensão com o australiano.
GP do México de 2017
Verstappen largou em segundo, atrás do pole Vettel, que tentava sobrevida na briga pelo título com Hamilton.
GP do México de 2017
Verstappen ultrapassou o tetracampeão no início da prova e despontou na liderança.
GP do México de 2017
O holandês chegou a ultrapassar Hamilton como retardatário antes de vencer no Hermanos Rodríguez.
GP do México de 2017
Dominante vitória de Verstappen no circuito mexicano, no qual ele voltaria a vencer no ano seguinte.
GP do México de 2017
Bottas chegou em segundo, à frente do conterrâneo ferrarista Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
Na corrida do ano passado em Spielberg, Verstappen largou em quarto.
GP da Áustria de 2018
Logo no começo da prova, o holandês ascendeu uma posição, superando Raikkonen.
GP da Áustria de 2018
No fim das contas, as duas Mercedes abandonaram e Verstappen triunfou. Nesta foto, ele conversa com o pai Jos no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2018
Mais uma grande vitória de Verstappen, que já vivia forte tensão com o ex-companheiro Ricciardo.
GP da Áustria de 2018
Raikkonen chegou em segundo, à frente do companheiro Vettel.
GP do México de 2018
Em sua segunda vitória no México, Verstappen largou em segundo, atrás de Ricciardo.
GP do México de 2018
O holandês despachou o então companheiro no começo da prova e despontou na liderança após sofrer ataque de Hamilton.
GP do México de 2018
Verstappen conseguiu abrir distância para o britânico e rumou para mais uma dominante vitória.
GP do México de 2018
Vettel chegou em segundo e Raikkonen completou mais um pódio em sua extensa carreira.
GP do México de 2018
Festa com champanhe para Verstappen, consolidado como primeiro piloto da Red Bull.
GP da Áustria de 2019
As coisas começaram ruins para Verstappen, que caiu de segundo para sétimo após péssima largada. No entanto, ele se recuperou e brilhou com várias ultrapassagens. A foto acima antecede o bote do holandês sobre Vettel a 20 voltas do fim da prova em Spielberg.
GP da Áustria de 2019
Logo após, Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e assumiu a segunda posição.
GP da Áustria de 2019
A 3 voltas do fim, o holandês foi com tudo para cima de Leclerc. Com direito a toque entre os pilotos, Verstappen conseguiu ultrapassar para vencer no Red Bull Ring.
GP da Áustria de 2019
A manobra foi mais um motivo de delírio para a torcida da Red Bull na casa da equipe. Os trajes laranjas comprovam a idolatria ao holandês.
GP da Áustria de 2019
O pódio mostra Leclerc contrariado. O monegasco não concordou com a manobra do vencedor. Após três horas de reuniões, os comissários decidiram que o 'lance' foi normal e confirmaram a vitória do holandês.
GP da Alemanha de 2019
Verstappen teve uma largada ruim e caiu para a quarta posição após se classificar em segundo para a prova de Hockenheim. Mas logo nas primeiras voltas o holandês conseguiu ultrapassar Kimi Raikkonen e assumir o terceiro posto.
GP da Alemanha de 2019
Na sequência, o piloto da Red Bull passou a perseguir a dupla da Mercedes. No entanto, o vem e vai da chuva acabou bagunçando o grid e o holandês chegou a ficar mais para trás após as trocas de pneus.
GP da Alemanha de 2019
Mas uma série de incidentes com os rivais, aliado às boas decisões da Red Bull na escolha dos pneus para cada momento da 'corrida maluca' e a constante entrada do safety car, permitiram que Verstappen assumisse a ponta, enquanto os adversários colecionavam erros.
GP da Alemanha de 2019
Após assumir a liderança, o holandês foi preciso em sua pilotagem. Sem cometer erros e ainda anotando a melhor volta da corrida, Verstappen precisou apenas manter o controle da distância sobre os rivais para garantir a segunda vitória em 2019.
GP da Alemanha de 2019
Foi a sétima vitória do "Mad Max" e a 61ª da Red Bull. E mais uma vez, o jovem holandês superou os rivais em uma prova cheia de emoção. De quebra, a Honda faturou a segunda vitória como fornecedora de motores desde o retorno à categoria.
GP do Brasil de 2019
O holandês largou na ponta após se afirmar no classificatório e não deu chances para Hamilton.
GP do Brasil de 2019
A batalha passou para a estratégia, mas Max fez valer seu talento e repassou Hamilton após perder a posição nos boxes.
GP do Brasil de 2019
No fim das contas, novo pit stop demoveu Hamilton para quarto, mas o britânico bateu em Albon, tirando o companheiro de Verstappen do pódio. Melhor para Pierre Gasly, que chegou atrás de seu ex-parceiro.
GP do Brasil de 2019
Festa da Red Bull e da Toro Rosso no pódio. Hamilton ainda tomaria punição pela batida e caiu para sétimo, saindo do top-3.
GP do Brasil de 2019
O pódio foi completado por Carlos Sainz, da McLaren. O espanhol foi o primeiro companheiro de Verstappen na F1, ainda na Toro Rosso.
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VÍDEO: Engenheiro brasileiro de Raikkonen afirma: "Teria 8 títulos se corresse antes"

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