Engenheiro foi peça fundamental na vitória de Vettel
Iñaki Rueda é o estrategista de corrida da Ferrari no domingo subiu ao pódio da Austrália com Vettel e Raikkonen depois de ter sido decisivo na vitória do alemão... embora médicos tenham o aconselhado descansar por problemas intestinais




Sebastian Vettel subiu no pódio da Fórmula 1 pela 100ª vez neste domingo no GP da Austrália e foi acompanhado não só de Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton, mas também do estrategista de corrida da Ferrari, o espanhol Iñaki Rueda.
Depois de estudar engenharia mecânica na Universidade do Colorado, ele completou um curso de pós-graduação de engenharia de automobilismo na Universidade de Cranfield e deu seus primeiros passos na McLaren como engenheiro de sistemas de 2004 a 2005.
Depois ocuparia o papel de engenheiro de controle na Jordan de 2005 a 2006, para assumir o mesmo papel na Renault de 2006 a 2011, coincidindo com o segundo Mundial de Fernando Alonso.
Rueda, em seguida, foi para a Lotus como chefe de estratégia e lá ficou até 2015 e deu o salto para a Ferrari como chefe de estratégia atendendo ao chamado da Garagem Virtual, como responsável por simular a corrida a partir de Maranello.
O espanhol não teve um fim de semana tranquilo, não só porque a sua posição implica uma alta tensão quando as voltas de pit stops se aproximam ou quando algo inesperado atrapalha o desenvolvimento normal de corrida, mas também porque contraiu um vírus intestinal no momento da chegada a Melbourne no início da semana.
Os médicos da equipe o aconselharam a voltar ao hotel e descansar, mas Rueda não atendeu e subiu no muro dos boxes como de costume neste domingo no Albert Park.
Com a adrenalina da corrida, Rueda começou a desfrutar e desempenhou um papel decisivo na primeira vitória do ano para Sebastian Vettel. O espanhol teve um papel importante no meio da corrida, quando a entrada do safety car virtual abriu uma oportunidade de ouro para a equipe de Maranello.
Rueda tinha claro e aproveitou a oportunidade para o alemão deixar os boxes na frente de um Hamilton atônito.
"Não tive outra escolha senão aproveitar o gancho. Temos dois carros [no top 5], um deles precisou morder a isca", disse aos microfones da Movistar + F1.
"O divertido é vencer as corridas, estar no pódio ou não é secundário. A melhor coisa foi quando ultrapassamos Hamilton nos boxes, foi muito emocionante."
Veja os destaques do GP da Austrália
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.