ENTREVISTA: Afinal, a Mercedes se importa com o vice de construtores em 2023? Wolff explica e abre o jogo sobre seu futuro na F1

Chefão da marca alemã falou de seu momento na elite global do esporte a motor, além de responder ao Motorsport.com sobre o domínio da Red Bull; confira

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG

James Sutton / Motorsport Images

Neste fim de semana, a Fórmula 1 realiza o GP de Abu Dhabi, etapa final de 2023, e um ponto de atenção em Yas Marina é a briga pelo vice-campeonato de construtores: a Mercedes tem quatro pontos de vantagem para a Ferrari, mas a equipe anglo-germânica vem perdendo terreno para o time italiano desde o GP de São Paulo, de modo que a Scuderia tem boas chances de passar a rival, a julgar também pela liderança do monegasco Charles Leclerc nesta sexta-feira com o SF-23.

O editor recomenda:

Além disso, o esquadrão de Maranello pode comemorar o fato de que o espanhol Carlos Sainz, que se acidentou no treino livre 2 nos Emirados Árabes Unidos, não deve ter punição no grid para a corrida, uma vez que quaisquer trocas de componentes no carro do piloto devem estar dentro do limite permitido na F1. A Mercedes, por sua vez, viu os ingleses George Russell e Lewis Hamilton terminarem a segunda sessão em P6 e P8, respectivamente, o que não animou muito a equipe.

Hamilton, aliás, não tem mais chances de ser vice-campeão entre os pilotos, já que o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, garantiu o segundo lugar da tabela no GP de Las Vegas. Mas será que o time do heptacampeão mundial vai conseguir o P2 entre as escuderias? Aliás, será que as Flechas de Prata realmente se importam tanto com essa briga contra a Ferrari? É o que questionamos ao chefe da Mercedes, Toto Wolff.

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com em Interlagos durante a rodada brasileira da F1, o austríaco afirmou: "O P2 [de construtores] é importante pelo fato de há uma 'recompensa' financeira para cada membro da equipe e é por isso que estamos nos esforçando bastante".

"É completamente diferente do Lewis ser P2 [no campeonato de pilotos] com um carro que é tão difícil de pilotar"

"Mas, para mim, pessoalmente, [ficar em] P2 ou P3 [no campeonato de construtores] não importa porque ninguém vai se lembrar desse resultado de qualquer forma", seguiu o dirigente, que comanda a Mercedes na F1 desde a temporada 2013.

"É completamente diferente do Lewis ser P2 com um carro que é tão difícil de pilotar, o que seria uma 'declaração real' para ele [do quão bom ele é]", ponderou Wolff. No fim das contas, Hamilton não pôde evitar que Pérez, equipado com o dominante RB19, fosse o vice-campeão da 2023.

Neste sentido, a reportagem questionou Toto sobre por que a Red Bull esteve tão à frente da concorrência neste ano. "Boa engenharia", respondeu. "Eles terminaram 2022 com um bom carro. Nós terminamos com um carro ruim... por mais de um ano, não soubemos por que ele era lento".

Toto Wolff continua no comando das Flechas de Prata?

Apesar das dificuldades nos últimos dois anos, o chefe da Mercedes garante que seguirá 'firme e forte' à frente da equipe, ainda que esteja consciente dos grandes desafios que estão por vir enquanto o time busca voltar aos títulos na categoria máxima do automobilismo.

"Quando estou cansado e sob pressão, estou na minha 'zona de conforto'. É quando estou 'emocionalmente mais feliz'. Se eu me entedio, me sinto 'miserável'. Mas se tenho muita pressão, muito stress e muito cansaço, estou 'feliz'."

"Fico entediado quando sento no sofá de casa... Eu gosto de ação, mas isso é bom porque minha família gosta de ação, inclusive meus filhos. Somos uma família ativa. Sabe, 'tirar dois meses de folga' ou algo assim não é para mim, eu não sei o que faria com meu tempo livre", completou Wolff à reportagem do Motorsport.com, que em breve publicará mais trechos da entrevista com um dos dirigentes mais importantes da elite global do esporte a motor.

Horários e onde ver ações de F1 e F2 em Abu Dhabi, além dos programas em nosso YouTube:

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre 1 Sexta-feira 06h30 Bandsports
Treino Livre 2 Sexta-feira 10h Bandsports
Treino Livre 3 Sábado 07h30 Bandsports
Classificação Sábado 11h Band e Bandsports
Corrida Domingo 10h Band
       
Fórmula 2 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 04h05 Bandsports
Classificação Sexta-feira 08h Bandsports
Corrida 1 Sábado 09h20 Bandsports
Corrida 2 Domingo 06h15 Bandsports
       

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário  
TELEMETRIA Quarta-feira 16h  
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 16h  
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após o TL2  
Q4 Sábado Após a classificação  
PÓDIO Domingo Após a corrida  
RETA FINAL Segunda-feira 18h45  

F1 AO VIVO! HAMILTON e Sainz ELIMINADOS: veja DEBATE do QUALI do GP de ABU DHABI, que encerra 2023!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao sábado de classificação para o GP de Abu Dhabi
Próximo artigo F1 AO VIVO: Acompanhe o terceiro treino livre para o GP de Abu Dhabi em Tempo Real

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil