Recomendado para você

F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda
Button anuncia que prova no Bahrein será a última da carreira

Button anuncia que prova no Bahrein será a última da carreira

WEC
WEC
Button anuncia que prova no Bahrein será a última da carreira
F1: Lawson é considerado culpado pela federação mexicana por incidente com fiscais

F1: Lawson é considerado culpado pela federação mexicana por incidente com fiscais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Lawson é considerado culpado pela federação mexicana por incidente com fiscais
F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México

F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Equipes da F1 foram contra mudança no regulamento para impedir que corridas acabem com safety car

Discussões foram realizadas após a polêmica final de Abu Dhabi, no ano passado

The Safety Car Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, 1st position, across the line for victory

O debate sobre o regulamento de safety car na Fórmula 1 voltou à tona após o GP da Itália, com a prova sendo encerrada com o SC na pista devido à demora pela remoção do carro de Daniel Ricciardo. Mas, apesar das críticas de chefes de equipe, Andreas Seidl, da McLaren, revelou uma informação interessante sobre uma discussão sem sucesso que ocorreu no ano passado.

Segundo o chefe da McLaren, a polêmica final de 2021 no GP de Abu Dhabi levou os principais nomes da categoria a se reunirem em busca de um plano para impedir que as corridas terminem com SC, mas as discussões não chegaram a um resultado concreto.

Leia também:

No caso de Monza, o regulamento foi seguido à risca, diferentemente de Abu Dhabi, onde a relargada na última volta levantou uma polêmica em torno de três pontos da regra: a recuperação de volta pelos retardatários, o momento de reinício e o poder do diretor de prova em contornar as normas.

Mesmo com o regulamento sendo estritamente seguido, a falta de ação no final deixou fãs e membros do paddock com um gosto amargo na boca. Christian Horner, da Red Bull, defendeu que a direção deveria ter acionado a bandeira vermelha, garantindo pelo menos uma volta de ação.

Mas Seidl revelou que foram discutidos planos para impedir que as corridas acabem com SC após Abu Dhabi, sem encontrar um consenso entre as equipes.

"Após o que aconteceu no ano passado em Abu Dhabi, tivemos muitas discussões entre FIA, F1 e as equipes para ver como poderíamos modificar o regulamento para impedir que as corridas acabem sob safety car", disse.

"Mas apesar da FIA e da F1 nos incentivarem a encontrar soluções, tudo dependeu das equipes, e basicamente as equipes não chegaram a um acordo pelas mudanças, porque não conseguimos pensar em uma solução melhor, que seria ainda algo justo pensando no resultado para o esporte".

"É por isso, eu acho, que infelizmente temos que aceitar que situações como essa podem acontecer".

The Safety Car Kevin Magnussen, Haas VF-22

The Safety Car Kevin Magnussen, Haas VF-22

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Seidl disse que FIA e F1 "deram o seu máximo" em busca de uma mudança na regra, garantindo que as corridas acabem sob bandeira verde, mas que haviam muitas preocupações das equipes de que haveria uma priorização do espetáculo versus o lado desportivo.

"Queremos uma solução que seja justa do lado desportivo, que não o coloque em risco. E é por isso que não pudemos chegar a um acordo sobre algo que seria melhor que o modelo atual. No final, votamos que o regulamento deve ficar como está. Pelo que me lembro, todas votaram assim. Por isso, assunto encerrado".

O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, organizou uma reunião com membros da F1, FIA e equipes na segunda após o GP em Monza para discutir vários assuntos desportivos, e as regras de SC foram debatidas.

Uma solução possível para garantir que as corridas acabem com bandeira verde seria adicionar ao regulamento que uma bandeira vermelha é acionada automaticamente caso o SC seja necessário na reta final da prova.

Motorsport.com perguntou sobre a possibilidade a Alan Permane, diretor esportivo da Alpine, que concordou com a ideia, mas que, inevitavelmente, criará "consequências não-intencionais".

"Mas isso já aconteceu antes. Fizemos em Baku no ano passado e foi bom. Acho que dá para escrever isso no regulamento. Não parece doido. E tenho certeza que haverá algo que não gostaremos, mas temos que montar o espetáculo. E o final de Monza não foi aceitável".

Podcast #195 - Fantasma de Abu Dhabi assombra Monza: o que mudar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Alpine busca piloto experiente para vaga de Alonso, mas Doohan não deixa de ser opção
Próximo artigo F1: Schumacher também é escalado para teste da Alpine ao lado de Doohan, Herta e de Vries

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros