EXCLUSIVO F1: FIA precisaria 'quebrar barreira' para apoiar 25 corridas na mesma temporada

Órgão regulador diz que não é capaz de suportar mais corridas de F1 no calendário com apenas uma equipe de funcionários

Mohammed Ben Sulayem, President, FIA, arrives at the track

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, insistiu que a federação não tem condições de apoiar um calendário de 25 corridas de Fórmula 1.

O atual Acordo Concorde permite a realização de 25 corridas por temporada. Mas, embora haja uma enorme demanda por um espaço no calendário da F1 - com a Argentina sendo a última a manifestar interesse em sediar um GP - o CEO da F1, Stefano Domenicali, declarou no ano passado que gostaria de manter as 24 corridas por enquanto.

Leia também:

"Acho que 24 é o número certo", disse ele no podcast Beyond the Grid da F1. "Eu diria que esse é o número que devemos ter como meta para nos mantermos estáveis por um longo tempo".

De acordo com o presidente da FIA, "tudo" está no limite no momento para a federação, com 24 eventos no cronograma deste ano.

"Você cruza uma barreira em que precisa de duas equipes, não podemos ter [mais]", disse Ben Sulayem, em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, quando perguntado se adicionar uma corrida extra já seria um problema. "Logisticamente, então eu tenho que ter duas equipes".

"Será que os pilotos aguentam? Eu só quero saber. Vamos ser sensatos e lógicos com relação a isso. Será que os pilotos aguentam física e mentalmente? Essa é uma pergunta que farei aos pilotos. E quanto às equipes?"

"Quanto à FIA, não podemos fazer isso com essa única equipe. Temos que ter uma rotação de duas equipes, quando se trata do pessoal no local".

Stefano Domenicali, CEO, Formula One Group, Mohammed Ben Sulayem, President, FIA

Stefano Domenicali, CEO do Formula One Group, Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Mas afirmando que a Formula One Management (FOM )é "sensata", Ben Sulayem reconheceu: "Eles nunca voltaram e disseram: 'Oh, precisamos de mais.' De jeito nenhum. O que eles buscam é qualidade e é por isso que temos esse bom relacionamento com eles".

"Quero dizer, não vou impedi-los de ir para 25, porque é um direito deles, OK? [No final], é com eles".

"Mas são eles que não querem adicionar [mais corridas no momento]. Porque eles sabem que isso se torna [uma questão] de fadiga. Portanto, eles têm seus próprios motivos [para manter o número de corridas em 24]".

CLEBER MACHADO: Bastidores INCRÍVEIS da F1 na Globo, BLITZ com Regi, relação com GALVÃO, Senna e cia

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Debate do Caso Bortoleto na Audi: Gabriel vê Schumacher na briga e Bottas favorito... F1, Stock e TCR com Rafa Suzuki

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

<iframe id="rufous-sandbox" style="position: absolute; visibility: hidden; display: none; width: 0px; height: 0px; padding: 0px; border: none;" title="Twitter analytic

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE F1: Ferrari quer título com Hamilton e Leclerc já em 2025?
Próximo artigo F1 - Stella: "Não devemos ser complacentes em nossa luta pelo campeonato com a Red Bull"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil