Análise
Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: A filosofia de atualizações das 'renovadas' Mercedes e Alpine

Equipes têm novas asas dianteiras para o GP da Grã-Bretanha; saiba mais

Detalhes técnicos do Mercedes W14

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Mercedes confirmou uma asa revisada em meio a um novo pacote de atualizações para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, em Silverstone, após o resultado abaixo do esperado da semana passada no GP da Áustria, em Spielberg. O modelo W14 desmontado no box britânico mostrou alguns detalhes interessantes, como a suspensão traseira, a 'porta do radiador' e os suportes inferiores para evitar a flexão mais prejudicial da peça.

A equipe dos britânicos Lewis Hamilton e George Russell está em segundo lugar no campeonato de construtores, com três pontos de vantagem sobre a Aston Martin, podendo contar com a solidez da sua dupla de pilotos, pontualmente na zona de pontos, mas o W14 equipado com as 'barrigas' não empolgou no Red Bull Ring, uma pista onde se esperava que o pacote mercedista fosse mais competitivo.

O editor recomenda:

A Mercedes, depois da estreia em Monte Carlo do W14 atualizado por James Allison, havia conquistado um pódio duplo na Espanha, atrás do holandês Max Verstappen na Red Bull, e o terceiro lugar de Lewis no Canadá animou, mas veio uma inesperada queda em Spielberg.

O chefe de equipe, Toto Wolff, espera que a equipe consiga se 'relançar' na pista de Silverstone, especialmente com a estreia de um novo pacote de atualizações. Nas últimas semanas, foi possível observar como os resultados mudaram abruptamente para aqueles que conseguiram trazer algo novo para a pista: o exemplo mais marcante foi certamente a McLaren em Zeltweg, embora o renascimento da Ferrari não possa ser ignorado.

A imagem-destaque do especialista técnico Giorgio Piola nos mostra a suspensão traseira do W14: nessa área, esperava-se alguma novidade, que não parece ter chegado, mas é interessante observar como a cobertura de carbono 'acaricia' o braço inferior. O triângulo superior mostra como o elemento dianteiro é inclinado para a frente em benefício de um efeito anti-squat, graças ao qual os engenheiros tentam evitar que a extremidade traseira se 'agache' durante a aceleração.

A foto também nos mostra a boca do radiador de um cárter tradicional que renunciou ao conceito 'zeropod' que nunca funcionou corretamente e, acima de tudo, destaca as duas 'vigas' metálicas de reforço que servem para reduzir significativamente a flexão da seção inferior.

Cada uma delas é sustentada por um tirante ajustável de acordo com a altura em que o assoalho deve trabalhar em um determinado circuito: os engenheiros de Brackley se inspiraram em uma ideia que Adrian Newey desenvolveu com sucesso no ano passado no RB18. 

Alpine

Assim como a Mercedes, a Alpine teve uma etapa austríaca que ficou aquém das expectativas e, por isso, terá novidades em Silverstone, onde também terá uma asa revisada -- na Hungria ou na Bélgica, um novo assoalho também deve ser instalado.

O chefe da equipe, Otmar Szafnauer, comentou: "Estaremos testando a nova asa dianteira imediatamente para encontrar o equilíbrio certo, pois representa uma melhoria significativa no desempenho. Então você tem que equilibrar o resto das configurações em torno da nova asa dianteira. Faremos isso na sexta-feira, então saberemos mais sobre o ganho de desempenho que isso representa".

Questionado sobre afirmação piloto francês Pierre Gasly, segundo o qual a Alpine ainda está de dois a três décimos aquém do ritmo, Otmar respondeu: "Penso que sim. Isso é exatamente o que estamos tentando melhorar. A asa dianteira traz um décimo e temos um assoalho que está chegando nas próximas corridas também. Isso trará alguns décimos a mais. O problema é que ninguém fica de braços cruzados".

"Embora façamos essas evoluções em intervalos regulares, os outros fazem o mesmo. Portanto, só precisamos garantir que nossos esforços tragam um desempenho um pouco melhor que os deles. Então podemos alcançar esses dois décimos de que Pierre está falando", completou Szafnauer.

Confira a programação do GP da Grã-Bretanha, que também contará com a presença das etapas da Fórmula 2 e Fórmula 3, e a agenda dos programas ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre 1 Sexta-feira 08h30 Bandsports
Treino Livre 2 Sexta-feira 12h Bandsports
Treino Livre 3 Sábado 07h30 Bandsports
Classificação Sábado 11h Band / Bandsports
Corrida Domingo 11h Band
       
Fórmula 2 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 06h05 Bandsports
Classificação Sexta-feira 11h05 Bandsports
Corrida 1 Sábado 09h15 Bandsports
Corrida 2 Domingo 05h55 Bandsports
       
Fórmula 3 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 04h45 Bandsports
Classificação Sexta-feira 10h10 Bandsports
Corrida 1 Sábado 05h20 Bandsports
Corrida 2 Domingo 04h20 Bandsports
       

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário  
TELEMETRIA Quarta-feira 15h  
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 16h  
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após o TL2  
Q4 Sábado Após a classificação  
PÓDIO Domingo Após a corrida  
RETA FINAL Segunda-feira 19h  

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horários e previsão do tempo para a sexta-feira de treinos livres para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone
Próximo artigo F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre para o GP da Grã-Bretanha em Tempo Real

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil