Recomendado para você

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário
F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"

F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Piastri aceita conselho de Hamilton: "Já passou por isso muitas vezes"
'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1

'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1

F1 abandona projeto de dispositivo antispray após testes

Teste feito com a Ferrari em Fiorano usou uma solução extrema de para-lama

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards

A FIA abandonou a ideia de introduzir dispositivos antispray (para-lama) nos carros de Fórmula 1 após testes recentes realizados pela Ferrari, segundo apurado pelo Motorsport.com.

A equipe italiana ajudou a FIA nas últimas semanas com a avaliação de conceitos de para-lamas em sessões privadas na pista de Fiorano, buscando entender se seria possível reduzir a formação de spray em condições chuvosas.

Leia também:

O design visto em Fiorano foi bem mais dramático que a ideia original testada em Silverstone no ano passado, e a Ferrari colocou dois carros juntos para avaliar se havia alguma potencial melhora. Estes modelos foram mais exagerados porque a FIA queria uma compreensão melhor sobre o quanto que estes melhorariam a visibilidade.

A conclusão após o teste, baseado em análises em vídeo, é que o benefício foi marginal - mantendo uma quantia tremenda de água sendo jogada pelo difusor. A FIA imediatamente compreender que não vale a pena seguir em frente com a ideia, então eles avaliam outras opções que estão na mesa.

Falando com exclusividade para o Motorsport.com, o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, disse que o projeto foi interrompido por não entregar o passo adiante esperado.

"Sempre soubemos que haviam dois fatores que contribuíam para o spray. Um era a quantidade de água que o difusor puxava do chão, e o outro é a roda".

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards

Photo by: Alessando Stefanini

"O que pensamos fazer é um dispositivo antispray de cobertura total, muito além do que seria prático, para vermos qual seria o máximo que poderíamos fazer com isso, para ver se essa seria uma solução ou não".

"O teste anterior [em Silverstone ano passado], foi muito confuso e muito pequeno. Não achava que funcionaria. Então fomos à outra ponta para ver o que poderíamos tirar disso. E por mais que eles tenham obtido um efeito, não foi significativo o suficiente para vermos isso como solução. Então voltamos à estaca zero".

A influência do assoalho com canais venturi jogando uma quantidade significativa de água levou a ideias anteriores sobre acrescentar algo ao difusor para manter a água no chão nesta área. Porém, Tombazis é cético quanto a isso, pensando que qualquer mudança nesta área teria um impacto negativo na geração de downforce.

"Teoricamente, dá para fazer algo ali, mas você estaria removendo todo o downforce. Isso seria um problema. Não é um passo fácil, para ser honesto. Precisamos discutir".

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards, Oliver Bearman, Ferrari SF-24

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards, Oliver Bearman, Ferrari SF-24

Photo by: Alessando Stefanini

"Mas, fundamentalmente, como um teste, o design da Ferrari funcionou porque nos mostrou o que estamos buscando. Tem horas que os testes vão bem e você diz fantástico; outras eles vão para o outro lado e mostram que o caminho que você está seguindo não é bom, e que você precisa buscar outra solução. Essa outra solução é o que precisamos estabelecer agora".

Tombazis disse que tinha algumas ideias sobre o que poderia ser feito, mas que não quer torná-las públicas ainda. Mas espera que estas possam ajudar nas raras ocasiões de condições muito extremas.

"´Precisamos pensar em soluções diferentes. No final, queremos evitar é mais uma Spa 2021, com a corrida sendo cancelada, ou drasticamente reduzida ou atrasada. É sobre encontrar um meio termo. Os para-lamas eram feitos, mas se tivessem contribuído significativamente, ficaríamos felizes em colocá-las caso fossem a diferença entre cancelar uma corrida ou não".

CARONA EXCLUSIVA: ENZO FITTIPALDI ainda sonha com F1 mas não FECHA PORTAS para FÓRMULA E

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #283 - A McLaren já passou a Ferrari, sendo a segunda melhor da F1 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Sainz diz que não teme perder boa chance em 2025: “vou tomar a decisão certa”
Próximo artigo F1: Sainz tem boas conversas com Williams em meio a dúvida sobre Audi e 'negativas' de Red Bull e Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros