F1: Alonso lidera TL1 marcado por chuva e pouca movimentação no Japão
Retorno da etapa após dois anos fora do calendário traz também segundo 'match point' de Verstappen pelo título
A Fórmula 1 abriu nesta sexta-feira as atividades para o GP do Japão, o primeiro depois de dois anos da etapa fora do calendário por conta da pandemia de Covid-19. No primeiro treino livre em Suzuka, debaixo de chuva, deu Alpine. Fernando Alonso foi o primeiro colocado, com Carlos Sainz e Charles Leclerc fechando o top 3.
Completaram o top 10: Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Max Verstappen, Mick Schumacher, Lando Norris, Valtteri Bottas e Sergio Pérez.
Nos primeiros dez minutos de sessão, poucos carros estavam realmente prontos para ir à pista, com a grande parte dos pilotos permanecendo na garagem, fora do cockpit. Apenas Magnussen, Tsunoda e Latifi saíram para ver como estavam as condições do traçado - bem molhado e com bastante poça.
Quando o cronômetro marcava quinze minutos a menos na uma hora destinado à primeira prática livre, alguns pilotos já indicavam no rádio que dava para trocar os compostos de chuva pesada para os intermediários, uma vez que a pista não estava mais acumulando água.
Dez pilotos entregaram tempos - e nem todos tinham realmente feito volta rápida - quando a sessão chegou até sua metade, sendo eles: Leclerc, Sainz, Ricciardo, Bottas, Norris, Magnussen, Schumacher, Gasly, Zhou e Tsunoda.
A dupla da Ferrari foi a única das três principais a ir à pista e testar seus pilotos nas condições molhadas do traçado técnico de Suzuka, com Sainz liderando fazendo o tempo de 1m47.758s, com Leclerc a 0.346s atrás.
No rádio, o engenheiro do espanhol avisou que era previsto mais chuva nos últimos 15 minutos de sessão.
Com menos de meia hora, Verstappen veio para pista já com pneus intermediários, mostrando que a Red Bull esperou até o asfalto ficar um pouco mais seco para começar a sessão, assim como Sergio Pérez. Logo na primeira volta rápida, com a gama de pneus verdes, o campeão mundial cravou 1m44.059s, 3.699 à frente de Sainz.
Nicholas Latifi foi o primeiro a rodar, no setor dois, causando uma rápida bandeira amarela. Quanto mais foi secando, mais os tempos foram se abaixado. 22 minutos restantes e Esteban Ocon assumiu a liderança.
A Mercedes só deu as caras na reta final da sessão, sendo a última equipe a liberar seus pilotos. Nesta altura, o grid, em relação a pneus, estava muito misturado, mas claramente com vantagem para aqueles que usavam os intermediários. Como Alonso, que cravou 1m42.248s.
Verstappen deu poucas voltas e retornou aos boxes - exatamente no momento em que a chuva começou a apertar - satisfeito com o que tinha visto no curto tempo que colocou o carro em atividade.
Uma leve emoção aconteceu na sequência de escapadas entre Ricciardo, Sainz e Leclerc. Restavam doze minutos e não tinha absolutamente ninguém na pista por conta da chuva que voltou a cair mais apertada, assim como antes do início do treino.
Nada mais aconteceu depois disso e Alonso, portanto, manteve a liderança da sessão, sendo seguido pelos dois carros da Ferrari.
A Fórmula 1 volta à pista de Suzuka ainda nesta sexta-feira para o segundo treino livre para o GP do Japão. A sessão acontece a partir das 3h, horário de Brasília, com transmissão do Bandsports. E já anote aí: às 10h, tem Sexta-Livre AO VIVO no canal do Motorsport.com no YouTube com a análise do primeiro dia de atividades. Não perca!
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 7 | 1'42.248 | 204.455 | |||
2 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 15 | 1'42.563 | 0.315 | 0.315 | 203.827 | |
3 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 16 | 1'42.634 | 0.386 | 0.071 | 203.686 | |
4 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 5 | 1'43.022 | 0.774 | 0.388 | 202.919 | |
5 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 15 | 1'43.258 | 1.010 | 0.236 | 202.455 | |
6 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 4 | 1'43.362 | 1.114 | 0.104 | 202.252 | |
7 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 13 | 1'43.761 | 1.513 | 0.399 | 201.474 | |
8 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 7 | 1'43.889 | 1.641 | 0.128 | 201.226 | |
9 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 13 | 1'43.969 | 1.721 | 0.080 | 201.071 | |
10 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 4 | 1'44.234 | 1.986 | 0.265 | 200.560 | |
11 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 15 | 1'44.429 | 2.181 | 0.195 | 200.185 | |
12 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 8 | 1'44.486 | 2.238 | 0.057 | 200.076 | |
13 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 6 | 1'44.558 | 2.310 | 0.072 | 199.938 | |
14 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 10 | 1'44.570 | 2.322 | 0.012 | 199.915 | |
15 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 9 | 1'44.791 | 2.543 | 0.221 | 199.494 | |
16 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Red Bull | 12 | 1'44.878 | 2.630 | 0.087 | 199.328 | |
17 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 11 | 1'45.424 | 3.176 | 0.546 | 198.296 | |
18 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 4 | 1'46.103 | 3.855 | 0.679 | 197.027 | |
19 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 16 | 1'46.192 | 3.944 | 0.089 | 196.862 | |
20 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 8 | 1'48.090 | 5.842 | 1.898 | 193.405 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.