Fórmula 1 GP da Austrália

F1: Aston Martin faz oferta para contratar Newey, peça-chave da Red Bull

O projetista tem sido alvo de interesse de equipes rivais desde que se juntou à Red Bull em 2005, sendo parte integrante do sucesso da equipe na conquista do campeonato com Sebastian Vettel entre 2010 e 2013 e agora com Max Verstappen

Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing

O Motorsport.com apurou que o dono da Aston Martin, Lawrence Stroll, fez uma oferta de contrato de alto valor durante o fim de semana do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 para atrair o lendário projetista da Red Bull, Adrian Newey, de Milton Keynes para a sede da Aston Martin, em Silverstone.

Stroll vem solidificando as fundações para criar uma equipe que possa rivalizar com Red Bull, Mercedes e Ferrari nos próximos anos. Além de construir uma sede de última geração, com um novo túnel de vento, Lawrence já atraiu vários projetistas importantes de equipes rivais e assinou um contrato com a Honda para 2026, quando um novo regulamento de motores será implementado.

Leia também:

A contratação de Newey pode ser vista como a última peça do quebra-cabeça que faltava para diminuir a distância em relação às equipes tradicionais de ponta da F1 e atrair o piloto líder Fernando Alonso a permanecer na equipe por mais tempo.

Também poderia ser um argumento adicional para convencer o campeão mundial Max Verstappen, que também é alvo de interesse da Mercedes, a continuar seu relacionamento bem-sucedido com Newey e a Honda, mas na Aston Martin -- a Red Bull terá motores próprios em parceria com a Ford em 2026.

Adrian Newey, Red Bull Racing Chief Technical Officer

Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Verstappen atualmente detém a chave para o mercado de pilotos de 2025, com o chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitindo no GP da Austrália do último fim de semana que o holandês é seu alvo número um para substituir Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari em 2025, caso Max decida deixar a Red Bull antes do fim de seu contrato em 2028.

De todo modo, as tentativas anteriores dos rivais de atrair Newey para longe da Red Bull não foram bem-sucedidas.

Mas em meio à turbulência interna em Milton Keynes e ao jogo de poder em andamento entre o chefe da equipe, Christian Horner, e o lado austríaco liderado por Helmut Marko no negócio, algumas das variáveis que mantiveram Newey ligado à Red Bull ainda podem mudar.

Stroll agora ofereceu a Newey um desafio alternativo e lucrativo para encerrar sua ilustre carreira, o que o colocaria perto dos pilotos mais bem pagos do grid. Não está claro se Stroll será bem-sucedido desta vez, já que Newey assinou uma extensão de contrato de vários anos no ano passado e disse que não estava planejando se afastar da Red Bull.

A Aston Martin se recusou a comentar quando procurada pelo Motorsport.com.

MERECIDA ou RIDÍCULA? Alonso gerou PERIGO em manobra contra Russell que gerou punição? Veja DEBATE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #275 – Sainz e Ricciardo deram passos definitivos em suas carreiras na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Roberto Chinchero
Fórmula 1
Red Bull Racing
Aston Martin Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes faz teste com Kimi Antonelli em Ímola
Próximo artigo Entenda como a F1 planeja devolver o protagonismo aos pilotos em 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros