F1: Chefe da Haas diz que pilotos deveriam ouvir e não tentar ser estrategistas
Mazepin teve pedido de troca de posições com Schumacher recusado no México
O chefe da Haas, Gunther Steiner, disse que seus pilotos devem ouvir e parar de tentar ser estrategistas, após o último incidente entre Nikita Mazepin e Mick Schumacher.
Mazepin ficou irritado na classificação para o GP do México da Fórmula 1, quando lhe foi negado um pedido para ultrapassar seu companheiro de equipe durante o Q1.
Quando lhe disseram que não poderia, ele respondeu no rádio: "Você está rindo?"
O engenheiro-chefe de corrida da Haas, Ayao Komatsu, interveio e deixou claro que o time não estava brincando, e disse ao russo que ele deveria recuar.
Mazepin achou injusto a equipe ter recusado o seu pedido para troca de posições com Schumacher, enquanto o alemão teve permissão para fazer exatamente o mesmo no GP da Holanda.
"No evento anterior, na Holanda, pudemos trocar de posições e ele recebeu luz verde, enquanto eu recebi luz vermelha", explicou Mazepin.
Mas Steiner não acha que as comparações com o que aconteceu em Zandvoort sejam justas.
"Acho que ficou claro depois de Zandvoort, discutimos isso", disse Steiner. “Dissemos que nós [no pitwall] veríamos o que iria acontecer, porque vemos muito mais do que eles."
“Vimos que não adiantava [deixá-lo passar], porque mesmo se Nikita ultrapassar Mick, ele ficaria preso atrás da Williams. Portanto, não há ganho nisso. E então as temperaturas dos pneus estavam bem."
"Então foi exatamente como: não, fique onde está, porque senão corremos o risco de passar a linha de chegada e ter nossos dois carros se arrastando na reta e ambos perdendo na curva 1."
"No final acabou sendo melhor para Nikita, porque Mick entrou no trânsito nas últimas curvas, e ele não entrou. Mas ele não sabe disso."
Nikita Mazepin, Haas VF-21
Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Steiner disse que a Haas sempre toma decisões focando no melhor interesse da equipe e que não estava dando preferência a um piloto em detrimento de outro.
“Nós apenas tentamos fazer o melhor, porque o que eu sempre digo a eles: a gente vê muito mais do que vocês. Portanto, não tente ser agora o estrategista de corrida nem nada. Apenas ouçam."
"Obviamente, sua reação [de Mazepin] foi, eu acho, no calor do momento, ele queria saber mais. E então foi tipo, não: é isso que você está fazendo."
Mazepin falou com a equipe sobre o incidente após a classificação e garantiu que a situação não afetou seu relacionamento, enquanto Schumacher também estava longe de se preocupar com o assunto.
“Certamente do nosso lado, tudo aconteceu normalmente e conforme planejado”, disse o alemão.
“Obviamente, os Williams estavam lá, mas eles estavam fazendo uma volta de saída mais rápida do que planejávamos. Na verdade, acabamos de fazer nossa volta de saída normal."
"Acho que a equipe deu instruções claras, e acho que as instruções para segurar vieram de ambos os lados. Do meu lado, acho que não há razão real para estar chateado de qualquer forma", concluiu.
F1 AO VIVO: Bottas REINA e é POLE no México! Verstappen é SÓ 3º e FICA P***. Hamilton é 2º, Pérez 4º
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #143 – TELEMETRIA: O que Mercedes e Hamilton têm que fazer para vencer no México
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.