F1: Como Sauber reage à superioridade de Bortoleto em relação a Hulkenberg em classificações
Brasileiro foi melhor que o companheiro de equipe 13 vezes este ano, incluindo cada uma das últimas oito

O chefe da Sauber, Jonathan Wheatley, descartou qualquer preocupação com o fato de Nico Hulkenberg ser regularmente batido por Gabriel Bortoleto, seu companheiro de equipe estreante, em classificações na Fórmula 1.
Em uma campanha impressionante, Bortoleto tem um 'placar' favorável de 13x7 em relação a Hulkenberg 11x6 sem sprints, com cinco aparições no Q3. É claro, os números também podem ser usados para criticar Hülkenberg, em vez de elogiar Bortoleto, mas isso é algo que Wheatley descarta, já que o piloto de 38 anos também vem fazendo uma temporada consistente por mérito próprio.
Hulkenberg finalmente quebrou o jejum de pódios na F1 com o terceiro lugar no GP da Grã-Bretanha deste ano e está em 10º lugar no campeonato, oito posições acima de Bortoleto, com 19 pontos a mais.
Portanto, quando questionado se há alguma preocupação com a diferença em classificações, Wheatley disse: "É uma pergunta que me fazem com cada vez mais frequência. Pessoalmente, não acho que haja nenhum problema fundamental. Nico é um piloto extremamente experiente e rápido. Muitas e muitas vezes ele foi superado por milhares, centenas de pessoas. Nem sempre é uma grande coisa".

Jonathan Wheatley, diretor de equipe da Stake F1 Team Kick Sauber na coletiva de imprensa dos diretores de equipe
Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 / Getty Images
"Passamos muito tempo falando sobre o fato de Nico nunca ter subido ao pódio. Agora já fizemos isso. Sinceramente, acho que é apenas algo passageiro. Gabriel também é rápido. Se um deles fizer a volta certa, vai se classificar melhor que o outro", acrescentou. "Acho que Gabriel certamente esteve em uma série de circuitos com os quais ele está mais familiarizado. Com Nico, acho que não há nada de mais a ser superado, ele simplesmente vai se acostumar".
A familiarização com os circuitos certamente tem sido fundamental para Bortoleto, que superou Hulkenberg nas últimas oito corridas em uma série que abrangeu Áustria, Grã-Bretanha, Bélgica, Hungria, Holanda, Itália e Azerbaijão.
Todos esses circuitos estavam no calendário da F2 durante o ano em que o brasileiro conquistou o título, portanto, o jovem de 20 anos construiu seu caminho de forma impressionante ao longo da temporada após um início relativamente lento.
Portanto, ele chamou a atenção de muitas pessoas, mesmo que nem sempre tenha sido recompensado com um resultado de alta pontuação, e a reação de Bortoleto aos dias ruins é o que se destaca para seu chefe.
"Ele é sábio além de sua idade", acrescentou Wheatley, depois que Bortoleto terminou em 15º lugar em Zandvoort no mês passado. "Ele lidou com o relatório de forma brilhante. Depois de uma corrida muito frustrante, mais uma vez, da maneira como ele está se desenvolvendo, eu não poderia pedir mais como chefe de equipe. Ele está fazendo tudo o que se espera de um piloto jovem, mostrando uma maturidade incrível. E quando o carro é capaz de fazer isso, ele faz".
Reportagem adicional de Oleg Karpov e Stuart Codling
MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | Com FELIPE BAPTISTA, piloto da Stock Car
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.