F1: Destino de Tsunoda está "em suas próprias mãos", diz AlphaTauri
Equipe italiana acredita em bom ano do japonês em 2022 depois de temporada de estreia com adversidades "normais" a um novato
O chefe da AlphaTauri, Franz Tost, disse que Yuki Tsunoda tem seu destino na Fórmula 1 "em suas próprias mãos" depois de receber uma segunda chance para 2022, apesar de uma temporada difícil em 2021. O japonês teve lampejos de velocidade no último ano, mas sua estreia também foi marcada por vários acidentes, erros e por ter sido ofuscado por Pierre Gasly.
Ele surpreendeu com um nono lugar em sua primeira corrida na categoria, no Bahrein, mas depois sofreu para manter resultados semelhantes, enquanto o francês consistentemente pontuou e manteve a equipe na luta pelo quinto lugar no campeonato de construtores.
Foi preciso uma mudança no meio da temporada para mais perto da base da AlphaTauri, em Faenza, e uma abordagem mais disciplinada para Tsunoda - que se chamava de "bastardo preguiçoso" - para melhorar o ritmo na temporada.
Tost disse que nunca questionou o fato jovem poder dar a volta por cima, mas antes de seu segundo ano, ele acredita que "agora está em suas próprias mãos" transformar o talento bruto em resultados.
"Só posso dizer que Yuki é um piloto realmente fantástico", comentou o chefe da AlphaTauri. "Agora, também está nas mãos dele o que fazer com isso. Conheço alguns pilotos de F1 que eram realmente talentosos, mas talvez venceram apenas uma corrida ou até nenhuma."
"Como piloto de F1, o treinamento físico deve ser forte e a nutrição é muito importante para ser realmente disciplinado. E o modo de vida completo deve corresponder 100% ao que a categoria."
"Isso está agora nas mãos dele. Nós só podemos aconselhá-lo, mas ele tem que fazer isso sozinho. E é aqui que você verá se ele pode se tornar uma verdadeira estrela. Do lado da pilotagem, pode fazê-lo. Agora é com ele."
Tost disse que o ano de Tsunoda foi "um exemplo fantástico" de uma temporada de estreia, que parecia pior por ele estar emparelhado com um excelente e agora altamente experiente Gasly.
"Este ano [na AlphaTauri] foi o primeiro que houve um piloto muito experiente ao lado de um novato", reiterou. "Normalmente, começamos com dois novatos ou um piloto com um ano de experiência. Assim, a diferença não ficava tão óbvia."
Yuki Tsunoda, AlphaTauri
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
"O que aconteceu com Yuki é totalmente fácil de explicar. [No Bahrein] ele fez uma boa corrida, terminou em nono, tudo fantástico. E ficou claro para mim que uma queda viria em breve, porque ele já estava no limite."
"É sempre a mesma coisa com pilotos jovens. Dizemos a eles 'ei, você está no limite' e eu sei exatamente o que ele tinha na cabeça. Depois do Bahrein ele pensou 'Fórmula 1 não é tão difícil' - e isso é normal."
A queda de desempenho aconteceu, com um agressivo Tsunoda batendo em Ímola tanto na qualificação quanto na corrida, seguido por mais acidentes nas corridas subsequentes, quando sua confiança começou a cair e uma mudança para a Itália foi organizada.
"Ele ficou chocado, perdeu a autoestima", revelou Tost. "É daí que vem a pergunta: 'Eu sou capaz de fazer isso? Talvez a Fórmula 1 seja rápida demais para mim?' É igual com todos os pilotos, mas Yuki foi um exemplo claro."
"Esta é a razão pela qual eu digo que um jovem precisa de no mínimo três anos para entender um pouco da F1, porque é muito mais complexa do que as pessoas pensam. No próximo ano, será uma história completamente diferente, porque ele sabe muito mais. Estou confiante de que tomamos a decisão certa [ao renovar com Tsunoda]."
O MISTÉRIO de HAMILTON: até que ponto SILÊNCIO de piloto é válido?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #158 – TELEMETRIA DE FÉRIAS: Rico Penteado explica novo carro da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.