F1: Rumores indicam que 3 equipes ultrapassaram o limite de custos em 2022; Domenicali fala em punições esportivas
Até o final de julho, a FIA concederá o selo verde aos times que passaram nas verificações do limite de custos, mas há uma dúvida bem fundamentada de que, mais uma vez, há equipes que não cumpriram o Regulamento Financeiro
A Fórmula 1 está entrando em uma fase muito quente, não apenas por causa de um verão europeu meteorologicamente escaldante, mas também por conta da espera pelo feedback do limite de custos. De acordo com rumores, a FIA deve entregar um 'selo verde' às equipes que estiverem dentro dos limites estabelecidos pelo regulamento financeiro.
Contudo, há conversas que sussurram dúvidas sobre três equipes. E isso significaria que, caso comprovado, assim como no ano passado, a categoria teria que lidar com a controvérsia sobre quem não respeitou as restrições financeiras.
Se em 2022 as sanções foram econômicas, pois foi o primeiro ano em que a nova estrutura regulatória entrou em vigor, agora o cenário mudou, porque as dez equipes estão cientes de como foi correto agir para cumprir os rigorosos limites financeiros.
"O controle está nas mãos da FIA", disse Stefano Domenicali em uma entrevista exclusiva ao Motorsport.com. "Pessoalmente, o que eu pedi foi antecipar o mais rápido possível a publicação das investigações realizadas pela equipe da Federação Internacional, mas só digo isso porque, dessa forma, não damos margem a especulações e comentários que não fazem bem a ninguém".
Stefano Domenicali, CEO, Fórmula 1
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Sobre a sanção aplicada à Red Bull no ano passado, Domenicali acredita que, caso se repita o cenário de alguma equipe ultrapassando o teto orçamentário, as punições precisam ser aplicadas dentro da esfera esportiva.
"Eu gostaria que a penalidade, no caso de uma infração, fosse esportiva, é algo que pedimos muito claramente. Há três regulamentos a serem respeitados, esportivo, técnico e financeiro, e qualquer infração deve ser punida com medidas esportivas. Não se pode ir em outra direção".
Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull injusta? O que será de Pérez?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate impacto do 'ressurgimento' da McLaren na F1 2023
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.