Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

F1: Fã é ferido por destroços do carro de Magnussen no GP da Austrália

O responsável pelo GP em Melbourne, Andrew Westacott, alegou que foi um incidente "esquisito e único"

Fans at the end of the race

O promotor do GP da Austrália, Andrew Westacott, falou com a imprensa na manhã desta segunda-feira e, sem surpresa, abordou os dois tópicos principais à respeito da segurança do fim de semana da terceira etapa da temporada 20232 da Fórmula 1.

Leia também:

Após o compromisso em Melbourne, houve uma falha nos protocolos que permitiam que os torcedores invadissem a pista e além disso, um torcedor foi atingido pelos destroços do carro de Kevin Magnussen, da Haas, que colidiu com a parede. O pedaço de fibra de carbono, de acordo com testemunhas presentes, voou por mais de vinte metros no ar antes de cruzar a cerca e cortar o braço do torcedor (embora sem gravidade). 

Embora não esteja gravemente ferido, Westacott disse: "Coincidentemente, um de nossos engenheiros viu e, curiosamente, parece que os restos de fibra de carbono da roda foram disparados vinte metros para o ar, para cima e para baixo no braço de um senhor".

"Nosso pessoal estava ciente do incidente, parece que foi um caso isolado, porque não é normal que as cercas de contenção de entulho subam vinte metros no ar", continuou. "A altura das cercas é a mesma em todo o mundo, cumprimos o regulamento da FIA, e no final da corrida é feito um relatório para ver o que pode ser feito para melhorar."

"Espero que ele esteja bem, é um lembrete de que a segurança é o mais importante para a Fórmula 1", disse o promotor do GP da Austrália após toda a polêmica ocorrida no último domingo.

Fans invade the circuit as marshals load the car of Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, onto a truck

Fans invade the circuit as marshals load the car of Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, onto a truck

Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images

Westacott também se referiu à invasão que o levou a comparecer perante os comissários da FIA e a subsequente violação das regras da categoria: "Os fãs sabem que o acesso é controlado, e sublinho a palavra controlado, o acesso ao circuito após a corrida é sinônimo de corrida de Fórmula 1. Nós o vemos em Monza, vemos aqui e em muitos outros eventos em todo o mundo".

“Infelizmente, à direita de onde os pilotos passam, cerca de duzentos metros antes da curva 1, houve uma entrada descontrolada de pessoas na grama e algumas conseguiram chegar ao asfalto”, continuou ele. "Meu diretor de operações, eu e outras pessoas nos reunimos com a FIA e os comissários, e eles vão realizar uma investigação sobre as causas do incidente."

“Trabalhamos todos os anos para permitir o acesso dos fãs à pista no final da corrida, após a passagem dos carros. Isso foi claramente uma violação de um protocolo muito forte, que precisa  ser desenvolvido e melhorado todos os anos”, disse. "Sentamos com autoridades australianas do automobilismo, fornecedores de segurança de engenharia e a Polícia de Victoria, e realizamos não apenas exercícios de simulação, mas também exercícios na pista. Algo não deu certo e a investigação começou."

Westacott acrescentou que espera que o resultado do inquérito não seja uma proibição total dos fãs entrarem no circuito após a corrida: "Espero que não haja uma proibição e não acho que precise haver, mas o que eu quero dizer é que existem linhas primárias, secundárias e terciárias de proteção, que são as infraestruturas físicas”.

"Depois, há pessoas que podem cuidar dessas áreas", explicou o responsável pela corrida em Melbourne. “Acho que com a combinação de infraestrutura e planos revisados ​​e modificados, o que sempre temos que fazer, no ano que vem pode estar tudo bem, mas está claro que o que aconteceu não foi uma situação ideal”.

GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Hamilton desabafa sobre 'sumiço' da Mercedes após segundo lugar na Austrália: "Não sei o que significa para equipe"
Próximo artigo Audi divulgará primeiro carro do 'projeto F1' em abril na China

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros