Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

F1: Ferrari diz que será "impossível" não estourar teto de gastos e é apoiada pela Red Bull

Chefes das líderes de 2022 acreditam que principais equipes deverão ser obrigadas a ultrapassar limite; Horner pede clareza em penalidades por violação

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

A Ferrari confessou que não há como se manter abaixo do atual teto de gastos da Fórmula 1, e agora as principais equipes temem uma série de penalidades até o final da temporada. O aumento da inflação e dos custos de frete em 2022 colocou os orçamentos dos times sob pressão, e vários estão preocupados com o fato de estourar os US$ 140 milhões (cerca de R$ 662 milhões) determinados pela categoria.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, indicou que a escala do problema é séria o suficiente para as escuderias correrem risco de perder corridas se não quiserem arriscar uma violação. Houveram discussões com a F1 e a FIA para tentar chegar a algum tipo de acordo e subir os limites do teto, mas nem todos são a favor disso.

Leia também:

Durante o fim de semana do GP de Mônaco, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que seu time será obrigado a estourar o teto de gastos caso ele permaneça fixo em seu nível atual.

Ele calculou que a escuderia cairia no que é conhecido como uma violação "menor" do regulamento – ou seja, dentro de 5% do limite – para o qual não há punição fixa.

O livro de regras da F1 afirma que pequenas violações podem incluir uma repreensão pública, perda de pontos de pilotos e construtores, suspensão de eventos ou redução em testes aerodinâmicos e limites de custos futuros.

Em resumo, as equipes não sabem se os gastos excessivos afetarão materialmente seus resultados.

Questionado pelo Motorsport.com sobre o que acontecerá se o teto orçamentário não for aumentado, Binotto disse: "Acho que será impossível ficarmos abaixo [dele]. Então, tenho certeza de que em algum momento vamos ultrapassar".

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

"Nos regulamentos, há um limite de 5%, e se você não excedê-los, isso pode ser considerado uma violação menor. Como eles vão decidir isso em termos de penalidade, eu não tenho ideia."

"Acho que não há maneira de nós e de muitas equipes permanecermos dentro, e não acho que demitir pessoas seja a escolha certa. Já é quase metade do ano e o benefício não é suficiente para lidar com os preços e custos excessivos. Então, quais serão as implicações?"

"O fato é que muitas equipes o estourarão [teto] e acho que isso será simplesmente ruim para os regulamentos financeiros. Se os violarmos, acho que começaremos a debater se estão funcionando, e isso colocará tudo em discussão novamente."

Horner acredita que a Ferrari não é a única em não conseguir ficar abaixo do limite agora, e teme que o final do ano possa ser prejudicado por intenso debate sobre penalidades por quebrar o teto.

"Acho que todas as grandes equipes vão passar desse limite de US$ 140 milhões este ano", disse ele. "E qual seria a punição para uma violação menor?"

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

"O que não queremos é acabar jogando um jogo de 'números'. Se eles ficarão 4,9% acima, nós tentaríamos ficar em 4,7%? E isso pode ser o fator diferenciador deste campeonato."

"Acho que o que precisamos é de clareza, e rapidamente. Porque não é certo que sejamos refém de algumas equipes que talvez não sejam afetadas. Esse nunca foi o projeto do teto orçamentário, ele foi implementado limitar o 'frenesi' de gastos dos principais times."

"Nenhum de nós pode prever quando chegaremos ao limite, que foi reduzido em US$ 30 milhões desde a proposta original discutida durante a pandemia de Covid-19 e os eventos mundiais que estão impulsionando a inflação", concluiu o chefe da Red Bull.

F1 2022: Rico Penteado traz informações DIRETO DE MÔNACO, além de APONTAR FAVORITOS | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #179: O que Hamilton e Russell podem conseguir com melhora da Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Pérez bate Leclerc e lidera TL pré-quali em Mônaco; confira
Próximo artigo F1 quer expandir calendário na África e Ásia, mas garante que Europa segue como foco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros