Recomendado para você

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Martinsville II
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1: FIA opta por não permitir uso do DRS na curva inclinada de Zandvoort

Por ser o primeiro evento, Federação prezou pela segurança apesar dos dados indicarem que é seguro usar DRS na curva

Max Verstappen, Red Bull Racing, Circuit Zandvoort

Os pilotos da Fórmula 1 deverão ter uma vida ainda mais complicada em busca de ultrapassagens durante o GP da Holanda. A FIA decidiu que o DRS não será usado na última curva do circuito, que vem chamando a atenção por sua inclinação.

Os chefes da F1 haviam proposto originalmente a ideia de uma curva inclinada como a última da pista para oferecer um período maior de aceleração, em contraste ao que a configuração original oferecia.

Leia também:

Com os pontos de ultrapassagem sendo muito limitados no estreito circuito, a impressão que ficava era que esse design pelo menos daria chances para alguma ação. Simulações de computador mostraram que a inclinação acrescentaria mais 340 metros de ação, junto com os 678 da reta principal na sequência.

A inclinação feita foi extrema, com uma angulação de 32%, o equivalente a 18 graus, para dar aos pilotos carga suficiente para acelerar com o DRS acionado. Porém, para a primeira edição do GP da Holanda em 36 anos, a FIA optou por pensar pela segurança, permitindo que a asa móvel seja acionada apenas após a curva.

Jan Lammers, diretor do circuito, disse na quarta: "Essa é a decisão da FIA. Eles querem ver como as coisas serão neste ano, e querem coletar dados na vida real. Eles não querem correr risco e isso é compreensível, já que é a primeira edição em 36 anos".

Craig Wilson, diretor de performance dos veículos na F1 e que chefia também um departamento que testa os circuitos, foi chave para tornar realidade a proposta de inclinação da curva. No ano passado ele falou sobre as checagens realizadas para permitir que o DRS fosse usado no local.

Com a primeira ideia de uma curva inclinada vinda do ex-diretor de provas da F1 Charlie Whiting, a equipe de Wilson surgiu com um conceito que era possível de ser trabalhado.

"Voltou um comentário dizendo: 'É possível fazer inclinado?'", disse Wilson. "Eu pensei sobre isso e disse, ok, deixa comigo, vamos trabalhar para ver qual nível de inclinação seria necessário, se é possível abrir o DRS ali".

"Analisamos, usamos nosso simulador e dissemos que sim, precisando desse tipo de inclinação para tornar possível. Fiz uma análise com dois métodos distintos, em termos de estabilidade do carro e perda aerodinâmica, e parecia possível".

"Aí foi um caso de 'é possível fazer isso fisicamente?'. Então conversamos com a FIA, explicamos qual era a nossa ideia e se eles permitam. Eles analisaram tudo. Como processo, estávamos juntando todas as pessoas certas para surgir com uma solução única".

F1 em Spa: HIPOCRISIA dos PONTOS, MOTIVOS para a NÃO-corrida, PISTOLADA de pilotos, TAPETÃO e causos

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #128 - GP da Bélgica foi o maior fiasco da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 discutirá mudanças no regulamento em outubro após "farsa" da Bélgica
Próximo artigo Gasly diz que F1 deve abordar problema de spray após má visibilidade em Spa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros