F1: FIA volta a apostar em quatro zonas de DRS no GP da Austrália
Em 2022, quarta zona foi excluída durante o fim de semana por questões de segurança
Pelo segundo ano consecutivo, a Federação Internacional de Automobilismo inicia as atividades do GP da Austrália de Fórmula 1 com a adoção de quatro zonas de DRS, visando aumentar a quantidade de ultrapassagens.
Em 2022, a FIA acabou suprimindo uma das zonas por motivos de segurança após o fim dos treinos livres, mas a queda no número de ultrapassagens no início de 2023 deve ser um dos motivos por trás dessa volta.
No retorno do GP da Austrália ao calendário em 2022 após a pandemia, a F1 encontrou uma pista com grandes modificações, visando aumentar a média de velocidade, redução no tempo de volta e mais oportunidades de ultrapassagens.
Essa seria a primeira vez em que a F1 correria em um circuito com quatro zonas para a exploração da asa móvel, contra três na configuração antiga. Mas, alegando questões de segurança, acabou suprimindo a área de ativação entre as curvas 8 e 9.
Mas agora a FIA volta a aprovar o uso da quarta zona de DRS para o fim de semana. O ponto de detecção dessa nova zona é o mesmo que estava previsto inicialmente para 2022, localizado na saída da curva 6, sendo como referência para os setores entre as curvas 9 e 10 e a seguinte, entre a 10 e a 11.
Yuki Tsunoda durante la track walk su quella che sarà la zona DRS aggiuntiva per questo fine settimana.
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Já o segundo ponto de detecção foi remanejado, indo da entrada da curva 12 para o ponto de frenagem da 13. Isso permitirá aos pilotos o uso do DRS na reta principal e entre as curvas 2 e 3, como nos anos anteriores.
TELEMETRIA: Rico Penteado faz 'prévia' do GP da Austrália
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.