Fórmula 1 GP do Canadá

F1: Fittipaldi dá a Pérez o mesmo conselho que deu a Senna nos anos 1980

Bicampeão acredita que mexicano tem o necessário para dar a volta por cima

Sir Jackie Stewart and Emerson Fittipaldi

Sergio Pérez se encontra em um momento crucial na temporada 2023 da Fórmula 1, após erros em Mônaco e na Espanha que deixaram Max Verstappen livre para disparar na liderança. E vendo a situação do mexicano, Emerson Fittipaldi ofereceu um conselho a Checo, o mesmo que deu a Ayrton Senna no final da década de 80.

Checo chega ao Canadá neste fim de semana a 53 pontos do holandês, precisando retornar às primeiras posições após ficar fora dos pontos em Mônaco e ser o quarto colocado em Barcelona.

Leia também:

O próprio piloto da Red Bull disse em Montreal que busca "reiniciar" a temporada para retomar a forma competitiva do começo do ano, sabendo que não pode mais cometer erros com o RB19.

Fittipaldi, analisando a situação de Pérez, recordou uma conversa que teve com Senna nos anos 1980: "Mentalmente, às vezes, para qualquer atleta, é difícil passar por esse período. Além disso, lidar com as críticas é difícil", disse Fittipaldi ao Vegas Insider.

"Me lembro de um momento, no final dos anos 80, em que Ayrton estava na minha casa em Miami. Ele me disse: 'Emerson, me incomoda muito que as pessoas falem isso e aquilo. Se eu for para outra equipe... estou em uma situação com Ron Dennis e depois leio esses jornalistas de diferentes lugares escrevendo baboseiras'".

"Pude ver que, como atleta, isso estava afetando Ayrton. Isso afeta a todos nós. Dei a ele o seguinte conselho: 'concentre-se em sua condição e, quando chegar ao paddock, não se importe com nada que as pessoas digam sobre você. Você só precisa ir e pilotar, não deixe se afetar pelas pessoas que vão te julgar. Você precisa voltar a ser você mesmo no cockpit'".

Emerson Fittipaldi y Mario Andretti con Adrian Newey, Director de Tecnología de Red Bull Racing, en el GP de Miami.

Emerson Fittipaldi y Mario Andretti con Adrian Newey, Director de Tecnología de Red Bull Racing, en el GP de Miami.

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Fittipaldi acredita que Pérez precisa fazer o mesmo que disse à Senna para voltar ao ritmo apresentado no começo do ano.

"Acredito que Checo precisa ter a mesma atitude. Eu levo isso para a minha vida, isso vale para qualquer atleta profissional de alto nível, porque sempre tem quem te critica. Isso é normal. Mas se você começa a ler, pensar nisso, vira um problema".

"Disse a Ayrton: não leia nenhum jornal, só disfrute de sua pilotagem. Volte a fazer o que você sabe fazer melhor: guiar um carro de corrida. E acho que é isso que Checo precisa fazer".

O bicampeão da F1 ainda minimizou os erros de Pérez, mostrando confiança de que o mexicano tem o que é necessário para sair dessa má fase.

"Às vezes é coincidência, acontece um erro atrás do outro. Mas, mentalmente, ele voltará, tenho certeza. Tem a experiência, não é um piloto jovem. Sabe que é forte. Erros podem acontecer a qualquer momento".

"Está sob uma tremenda pressão para render mas, no fundo de sua mente, sabe que está na melhor equipe, tendo o melhor carro. É uma questão de recuperar o equilíbrio para pilotar rápido e de forma consistente. Tenho certeza de que estará ali. Mas Checo precisa se concentrar".

VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?

 
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Hamilton: Verstappen pode bater meus recordes, mas darei meu melhor para "atrapalhá-lo"
Próximo artigo F1: Aston Martin revela atualizações do AMR23 para o GP do Canadá, incluindo novos sidepods

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil