F1: Haas apresenta layout do carro para temporada 2022; veja fotos
Única representante dos Estados Unidos na categoria, equipe busca sair da 'lanterna' este ano, após sofrer bastante em 2021
A equipe Haas de Fórmula 1 revelou na manhã desta sexta-feira o layout de seu carro para a disputa da temporada 2022 da categoria máxima do automobilismo mundial. O modelo se chamará VF-22 e manterá as unidades de potência da Ferrari. Veja fotos:
Assim como no último campeonato, o time terá os seguintes pilotos: Mick Schumacher, da Alemanha, e Nikita Mazepin, da Rússia. Ambos farão suas segundas temporadas na elite do esporte a motor global, após terem sido novatos em 2021.
O engenheiro italiano Günther Steiner segue como comandante da escuderia norte-americana, a única equipe a representar os Estados Unidos na F1. Em 2022, a organização busca sair da 'lanterna' da categoria, depois de sofrer bastante no ano passado.
A Haas está na F1 desde a temporada 2016 e sempre teve unidades de potência fornecidas pela Ferrari. A montadora italiana, aliás, teve influência na escolha do time norte-americano por Schumacher, que tem sua carreira supervisionada pela marca de Maranello, da qual seu pai, Michael, heptacampeão da categoria, foi representante, conquistando cinco títulos consecutivamente de 2000 a 2004.
A escolha do outro piloto tem motivações notadamente financeiras, já que o pai de Nikita, Dmitry, injeta vultuosos montantes na organização do dirigente norte-americano Gene Haas. Não à toa, a escuderia tem as cores da Rússia e o patrocínio da Uralkali.
Neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão da F1, o brasileiro Pietro Fittipaldi segue como piloto reserva da Haas na F1. No fim de 2020, o competidor disputou dois GPs, substituindo Romain Grosjean. Na época, o então titular havia sofrido um grave acidente no Bahrein.
O francês, aliás, foi o representante mais longevo do time nas pistas da categoria, tendo corrido pela inscrição norte-americana do começo de 2016 até sua forte batida em Sakhir. Naquela época, seu companheiro o dinamarquês Kevin Magnussen, que também saiu no final de 2020.
O outro piloto da história da Haas na F1 foi Esteban Gutiérrez. O mexicano foi o antecessor de Magnussen e competiu na equipe apenas na temporada de estreia da escuderia, em 2016, ao lado de Grosjean.
SERGIO MAURICIO explica APELIDOS de pilotos da F1 e RESPONDE camiseta polêmica de PIQUET
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #160: Sergio Maurício abre o jogo e fala sobre polêmicas na F1 e Band
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.