F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
"Não há nenhuma clareza, e acho que isso provavelmente é parte do grande problema. Falta de transparência e de responsabilização", afirmou ele sobre a FIA
Piloto britânico da Ferrari na Fórmula 1, Lewis Hamilton crê que "não há clareza" nas decisões dos comissários da FIA, depois de manifestar ainda se sentir prejudicado por sua penalidade no GP do México.
Como parte de uma batalha prolongada com o holandês Max Verstappen na 6ª volta, o inglês recebeu uma penalidade de 10 segundos por sair da pista na Curva 4 do México e obter uma "vantagem duradoura", uma punição que o tirou de um top 4 em potencial -- o heptacampeão ficou só em oitavo.
Embora tenha afirmado que não obteve vantagem ao passar por uma área de baixa aderência, o inglês também ficou intrigado com a decisão, pois Verstappen havia passado pela grama na curva anterior, o que levou diretamente ao confronto na Curva 4.
Seu companheiro ferrarista, o monegasco Charles Leclerc, também saiu da pista na primeira volta, enquanto o heptacampeão fez o possível para manter seu carro na pista, chamando de "loucura" a decisão de penalizar apenas o #44 pelos incidentes fora do traçado.
Seu ex-companheiro, o britânico George Russell, da Mercedes, ecoou o discurso do veterano e se mostrou ficou intrigado com o fato de os comissários da Federação Internacional de Automobilismo não terem tomado medidas contra outros pilotos pelo que ele chamou de corrida de "cortador de grama".
Questionado no dia de mídia pré-GP de São Paulo sobre se tinha uma ideia melhor do motivo da punição, o heptacampeão respondeu: "Não particularmente. Não há nenhuma clareza, e acho que isso provavelmente é parte do grande problema. Falta de transparência e de responsabilização".
"E também o sigilo das decisões que são tomadas na FIA, acho que é algo que definitivamente precisa ser resolvido. Isso provavelmente é algo que precisa ser feito, eu imagino", seguiu o competidor da Ferrari.
Fazendo referência à sua traumática perda de título em Abu Dhabi-2021, ele acrescentou: "Não sei se eles estão cientes do peso de suas decisões. Em última análise, as decisões podem decidir os resultados dos campeonatos, como você viu no passado. Tenho certeza de que é preciso trabalhar nesse sentido."
A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.