F1 - Horner: Punição de Piastri em Silverstone comprova que Russell deveria ter sido penalizado no Canadá
Chefe de equipe da Red Bull não ficou surpreso ao ver o líder do campeonato ser penalizado em Silverstone, no qual Max Verstappen terminou em 5º depois de largar na pole

Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images via Getty Images
O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que a penalidade de Oscar Piastri no GP da Grã Bretanha de Fórmula 1, por ter freado atrás do safety car, provou que George Russell deveria ter recebido uma punição semelhante no Canadá.
Piastri recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos após frear fortemente atrás do safety car enquanto liderava a chuvosa corrida de domingo em Silverstone, levando Max Verstappen a ultrapassar momentaneamente o piloto da McLaren, que foi penalizado pelos comissários, enquanto seu companheiro de equipe, Lando Norris, venceu o GP de casa.
Verstappen teve que frear e desviar de Piastri em um incidente semelhante com o de Russell no GP do Canadá, onde a Red Bull protestou sem sucesso sobre a manobra atrás do safety car.
No caso de Russell, os comissários concordaram que sua frenagem foi muito menos severa e estava de acordo com o comportamento normal de condução atrás do safety car para aquecer os pneus.
No entanto, os comissários de Silverstone consideraram que Piastri claramente cruzou a linha devido à maneira severa com que freou, observando 59,2 psi de pressão de freio que reduziu a velocidade de sua McLaren de 218 km/h para 52 km/h.
Verstappen imediatamente chamou a atenção para a manobra no rádio da equipe, mas, como estava na cola do líder antes do incidente, acabou tendo que se contentar com o quinto lugar.
"Não fiquei surpreso ao vê-lo receber uma penalidade", disse Horner, que achava que a corrida de Verstappen, o pole position, seria uma luta difícil após o incidente na 21ª volta.

Christian Horner, Red Bull Racing
Foto de: Red Bull Content Pool
"Isso era o que você esperava. Provavelmente, foi mais surpreendente o fato de George não ter conseguido uma [punição] em Montreal, para ser honesto com você. Mas sim, é isso. Infelizmente, nossa corrida se desenrolou a partir desse ponto".
"Mas a recuperação de Max quando a pista secou - ele era um dos carros mais rápidos na pista. Portanto, o baixo downforce foi uma aposta. Ontem [na classificação] valeu a pena. E, como eu disse, se não fosse pelo bom e velho clima de Blighty [gíria inglesa para 'britânico'], teríamos nos saído bem".
Verstappen conquistou a pole em pista seca na classificação de sábado, igualando o recorde de 44 pole positions da Red Bull de Sebastian Vettel no processo e preparando uma corrida intrigante, já que o holandês havia optado por uma asa traseira de menor downforce, deixando o atual campeão mais suscetível ao clima.
"Nós ajustamos o carro basicamente para os níveis de downforce de Monza e conseguimos, obviamente, obter um equilíbrio que permitiu a Max conquistar uma pole position fantástica que igualou o recorde de Sebastian Vettel", explicou Horner.
"Isso foi baseado na previsão que tínhamos, de que poderia haver 20% de chance de chuva na manhã de domingo, mas depois disso as condições seriam secas. E não acho que nenhuma previsão que tenhamos visto mostrasse qualquer chance de que a chuva fosse tão forte e tão tardia".

Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Glenn Dunbar / LAT Images via Getty Images
"Então, alinhado no grid nas condições em que estava, achei que Max teve uma excelente largada, conseguiu sentir o caminho nas primeiras voltas. Mas ficou claro logo no início que Oscar tinha uma grande vantagem em termos de ritmo".
Embora tenha sido uma aposta que não valeu a pena para a Red Bull, Horner acha que o risco valeu a pena, mas que Verstappen também foi prejudicado pela falta de downforce depois que uma rodada o deixou lutando no meio do pelotão.
"Senti que acertamos o tempo de troca de pneus, esperando a chuva. Conseguimos passar por ele nos boxes, por Lando, o que fez com que Max voltasse à posição e, depois disso, o safety car saiu. E, sim, foi aí que a corrida começou a se complicar para nós, infelizmente", acrescentou Horner.
"Obviamente, Oscar fez o que fez nos freios na subida para Stowe. Em primeiro lugar, ele pegou Max desprevenido quando estava se preparando para o reinício. Ele foi pego de surpresa, completamente inconsciente do que estava acontecendo".
"Então, toda a sua preparação, suas trocas, tudo, você não consegue entrar no lugar certo. O Oscar foi embora, Max tentou acompanhá-lo e, obviamente, ele deu uma meia rodada em Stowe. Achei que ele tinha feito uma boa ultrapassagem, mas voltou efetivamente para o 10º lugar, atrás de Carlos".
"E quando estávamos no pelotão com aquele ar sujo, naquelas condições úmidas e com o nível de downforce que estávamos usando, dava para ver como era difícil para ele. Acho que foi uma boa decisão de engenharia fazer isso (optar pela asa traseira estreita), mas em uma pista de alta velocidade, Copse se torna seu ponto de limitação".
"Acho que, na verdade, em uma corrida no seco, ele teria sido muito rápido nas áreas que precisava defender. Teria sido difícil chegar perto dele hoje. Mas não saberemos porque, infelizmente, o tempo interveio".
HULK PÓDIO, Norris VENCE, Piastri e Max MAL, novatos ERRAM: Bortoleto abandona! NASCAR Cup e Porsche
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #341:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.