F1: Horner questiona proximidade de Wolff ao programa de motores de 2026 da Mercedes

Rivais trocaram farpas mais uma vez sobre a nova regra de unidades de potência

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, in the Team Prinicpals Press Conference

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Christian Horner questionou a proximidade de Toto Wolff com o programa da unidade de potência 2026 da Mercedes na Fórmula 1, alegando que o rival não acompanha de perto as mudanças e o novo motor que será implantado.

Leia também:

Horner deu a entender que está mais a par do que está acontecendo na nova divisão Red Bull Powertrains, que ele supervisiona oficialmente e que fica no mesmo local que a equipe em Milton Keynes, que o rival.

Ele fez comentários no contexto de que os regulamentos de 2026 precisam ser alterados para evitar a necessidade de carros "Frankenstein" e que o equilíbrio atual entre motor de combustão e energia elétrica deve ser revisto.

Em resposta, Wolff sugeriu que Horner está "assustado" porque a Red Bull está atrasada em seu programa de desenvolvimento para 2026. Horner, por sua vez, disse que acredita no contrário, e que a RBP descobriu as possíveis limitações das novas regras primeiro porque está à frente de alguns rivais.

"Não tenho certeza de quão próximo Toto está de seu negócio de motores, porque ele é um cliente, não está envolvido formalmente nos negócios da HPP", disse ele.

"O feedback que estou recebendo da empresa, à medida que o programa começa a ganhar vida, é que as simulações se consolidam com algumas limitações. Que são inevitáveis. Portanto, eu diria que talvez seja por estarmos bem avançados que estamos vendo algumas das limitações."

Red Bull Powertrains HQ

Sede da Red Bull Powertrains

Foto de: Jon Noble

"Acho que não é para ganho próprio como fabricante de motores, apenas olhando para o conjunto, olhando para os compromissos que teremos que fazer nos regulamentos do chassi com aero totalmente ativa para compensar a recuperação do motor, ainda não parece tarde demais para ajustar essa relação."

"E não seria preciso muito. Não é como se estivéssemos dizendo que temos que rasgar tudo e começar de novo. Seja no fluxo de combustível ou na massa celular, basta mudar um pouco essa proporção para garantir que tenhamos ótimas corridas."

O desenvolvimento da Red Bull fará com que a equipe se junte à Ferrari como uma das duas únicas equipes que criam o chassi e a unidade de potência no mesmo campus. 

Com relação à sua própria função na RBP, ele disse: "Você precisa ter uma boa equipe ao seu redor, e o que importa é a sua eficiência com eles."

"Portanto, sempre acreditei muito em dar responsabilidade e prestação de contas às pessoas que você capacita, porque não adianta eu dizer a elas como projetar um motor, eu não posso fazer isso."

"O que posso fazer é definir a direção, estabelecer as metas e garantir que eles tenham as instalações certas, a infraestrutura certa e o suporte certo. Portanto, trata-se de ter a equipe e a rede certas ao seu redor."

Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull injusta? O que será de Pérez?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate impacto do 'ressurgimento' da McLaren na F1 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 está no limite com calendário de 24 corridas, dizem chefes de equipe
Próximo artigo F1: Após reclamações da Red Bull, Renault não apoia mudança no regulamento de motores de 2026

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil