Ferrari já trabalha em carro de 2024 e Audi confirma 'abandono' de Dakar e DTM em prol da F1

Assim, projeto da marca alemã no Rally, em que a montadora foi representada em 2023 pelos multicampeões Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz, 'acaba' em 2024

The new Audi Sport F1 concept car

Em meio à inconsistência do modelo SF-23 na Fórmula 1, a Ferrari já começou a trabalhar no seu carro para 2024, informou o chefe da equipe, Frédéric Vasseur. Segundo o francês, porém, a equipe italiana incia a preparação para o próximo ano ao mesmo tempo que quer melhorar o carro de 2023.

O editor recomenda:

"O maior fator limitante aqui é o limite orçamentário. Por esse motivo, não podemos criar um projeto completamente novo durante a temporada. Isso poderia ter sido feito há alguns anos, mas não é possível agora", disse o francês ex-Sauber e Renault.

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Foto: Erik Junius

"Em última análise, precisamos adaptar o projeto existente e acho que demos passos importantes até agora neste ano. Outro ponto a ser levado em conta é que os regulamentos restringem muitas coisas. Portanto, é muito difícil fazer grandes progressos durante a temporada 2023."

"Ao mesmo tempo, como equipe, estamos trabalhando no projeto do próximo ano e fazendo um esforço para melhorar nosso progresso [em 2023]", completou o dirigente, que chegou ao comando do time de Maranello neste ano.

Audi 'abandona' outras categorias em prol da F1

Em preparação para sua entrada na elite global do esporte a motor a partir de 2026 através da aquisição da Sauber, atualmente chamada de Alfa Romeo, a montadora alemã optou por abandonar as outras categorias das quais participa em prol de um foco total em seu projeto mais importante.

À Motorsport-Magazin, Rolf Michl, diretor-administrativo da Audi Sport, confirmou que a decisão foi tomada pelo conselho da fabricante. Atuais equipes, pilotos e patrocinadores, aliás, já teriam sido informados da nova diretriz da marca germânica de Ingolstadt, cuja fábrica de F1 é em Neuburg.

“Esta é uma decisão muito clara de que, com foco na entrada da F1 em 2026, infelizmente não haverá mais suporte financeiro para nossas outras equipes”, admitiu. “Isso se refere especificamente ao suporte de pacotes de peças e aos pilotos da Audi”, afirmou o 'cartola'.

“Vamos garantir que nossos veículos atuais possam permanecer em operação em todos os aspectos, mas a implantação estratégica não foi mais aprovada para nós a partir de 2024. Com o coração pesado, tivemos de aceitar a decisão do Conselho da Audi”, completou ele.

Assim, o projeto da Audi no Dakar, em que a marca foi representada em 2023 pelos multicampeões Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz, será concluído em 2024. Entretanto, no DTM, por exemplo, a homologação do modelo R8 LMS será estendida para que times clientes sigam competindo nos GTs.

Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull injusta? O que será de Pérez?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate impacto do 'ressurgimento' da McLaren na F1 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pietro Fittipaldi testa F1 da Haas em Silverstone e completa distância de dois GPs
Próximo artigo F1 está no limite com calendário de 24 corridas, dizem chefes de equipe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil