F1 - Leclerc: "Eu não seria o piloto que sou" sem Sainz

Monegasco fez balanço da relação de quatro anos com o espanhol, que chegou ao fim em 2024

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 1st position, Carlos Sainz, Scuderia Ferrari, 2nd position

Agora que a temporada de 2024 da Fórmula 1 chegou ao fim, várias equipes tiveram que se despedir dos pilotos que estavam partindo para novos horizontes e cumprimentar seus novos recrutas. Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen disseram adeus à Haas, Esteban Ocon à Alpine, Franco Colapinto à Williams, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu à Sauber, Lewis Hamilton à Mercedes e Carlos Sainz à Ferrari.

Charles Leclerc fez sua última corrida ao lado de Sainz no que poderia ter sido a temporada da volta por cima da equipe italiana. No entanto, foi a McLaren que conquistou o título de construtores neste ano, apenas 14 pontos à frente da Scuderia.

Leia também:

Em sua última entrevista coletiva como piloto da Ferrari após o GP de Abu Dhabi, Carlos Sainz foi acompanhado por dois de seus ex-companheiros de equipe. Lando Norris, com quem dividiu a garagem da McLaren em 2019 e 2020, e Leclerc.

O monegasco aproveitou a oportunidade para destacar as qualidades do espanhol e o quanto ele desempenhou um papel importante na luta da Ferrari pelo campeonato de construtores em 2024 e 2022. Ele também explicou como os muitos anos que passou ao lado de Sainz o ajudaram a progredir como piloto.

"Acho que Lando e eu somos provavelmente as duas melhores pessoas para falar sobre [as habilidades de Sainz], porque dividimos a mesma equipe com Carlos por vários anos", disse Leclerc. "E posso lhe dizer que Carlos é incrivelmente talentoso. Ele me ajudou a melhorar em muitas áreas, graças à sua ética de trabalho, seu talento, tudo o que ele traz. Ele é um companheiro de equipe incrível".

"E acho que se hoje demos um passo tão grande em um ano e ao longo desses quatro anos, foi graças ao Carlos. Ele tem sido extremamente rápido. [...] Ele trará muito para a Williams, porque é muito sensível a cada pequena mudança e a cada pequena sensação no carro. Tenho certeza de que, a partir de amanhã, eles terão muitas informações valiosas que os ajudarão no próximo ano. Mas sim, definitivamente vou sentir falta das lutas".

Carlos Sainz et Charles Leclerc au Grand Prix de Las Vegas.

Carlos Sainz e Charles Leclerc no Grande Prêmio de Las Vegas.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Os dois pilotos nem sempre tiveram uma relação totalmente pacífica, e houve uma série de momentos acalorados que abalaram o relacionamento deles, como o rádio de Leclerc no final do GP de Las Vegas. No entanto, como explica o monegasco, essas são coisas que se vê com frequência entre companheiros de equipe, momentos que, em última análise, nunca alteraram o respeito que eles têm um pelo outro.

"Tivemos alguns momentos quentes na pista, mas isso foi apenas porque estávamos lutando tão próximos e porque ele estava me pressionando durante as corridas", disse ele. "E foi um prazer absoluto. E, é claro, às vezes, no calor do momento, havia frustração. Mas tenho certeza de que, na verdade, mesmo agora, eu relembro esses momentos com muitas lembranças positivas. E eu não seria o piloto que sou hoje se ele não tivesse sido meu companheiro de equipe nos últimos quatro anos".

"Então, sim, foi um grande prazer e foram quatro anos dos quais me lembrarei da maneira mais positiva possível. Desejo a ele tudo de bom. Mas, como eu disse, não tenho dúvidas de que ele voltará ao topo do grid, seja com a Williams por meio de sua contribuição ou com outra pessoa. Mas ele merece isso. Acho que todo mundo sabe disso. E é apenas uma questão de tempo até que ele esteja de volta [lutando pelas primeiras posições]".

MELHORES DO ANO! Quem fez BONITO na F1 2024? Pilotos, corridas, Brasil e mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MELHORES DO ANO! Quem fez BONITO na F1 2024? Pilotos, corridas, Brasil e mais

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Téha Courbon
Fórmula 1
Carlos Sainz Jr.
Charles Leclerc
Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso: "2026 provavelmente será minha última temporada na F1"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros