F1: Leclerc lidera dobradinha da Ferrari no TL1 em Ímola marcado por chuva e pista molhada
Pista bastante molhada em Ímola trouxe desafios aos pilotos, que sofreram para manter o controle dos novos carros
A Fórmula 1 abriu nesta sexta-feira os trabalhos para o GP da Emilia Romagna em Ímola em meio a uma forte chuva que atrapalhou a programação do dia. E na única sessão de treinos livres antes da classificação, marcada por dificuldades dos pilotos para manter o controle dos carros, a Ferrari mostrou que é a equipe a ser batida, com uma dobradinha liderada por Charles Leclerc.
Max Verstappen foi o terceiro enquanto a dupla da Haas surpreendeu ao completar o top 5, com Kevin Magnussen à frente de Mick Schumacher. Sergio Pérez, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda e George Russell completaram o top 10, enquanto Lewis Hamilton foi apenas o 18º por não completar tempo com o pneu intermediário.
A chuva prevista para a sexta-feira veio com tudo, afetando a programação do dia para as categorias de base. As condições de pista mais cedo eram tão adversas que a Fórmula 3 precisou encerrar seu treino livre mais cedo e jogando sua classificação para mais tarde, assim como a Fórmula 2.
Com a pista ainda muito molhada, o início da sessão foi pouco movimentado, com apenas Bottas e a dupla da Haas saindo dos boxes nos dez primeiros minutos. E a chuva desta sexta representa um desafio para pilotos e equipes, já que a previsão para sábado e domingo é de pista seca.
Atual líder do campeonato, Leclerc foi o primeiro a causar bandeira amarela. O monegasco acabou rodando no terceiro setor após as imagens onboard mostrarem o quanto que ele sofria para manter o controle da Ferrari. Menos de um minuto depois foi a vez de Latifi, escapando para a caixa de brita no setor intermediário.
Após os 15 primeiros minutos, os pilotos seguiam na pista com pneus de chuva extrema, e a liderança era de Verstappen, com 01min37s247, 0s431 à frente de Pérez, com Leclerc em terceiro, a 0s504, enquanto Magnussen era o quarto e Bottas o quinto.
Com a chuva diminuindo para uma garoa e um trilho um pouco mais seco começando a se formar, Vettel foi o primeiro piloto a arriscar os pneus verdes, intermediários. Após uma primeira volta sem melhoras, o tetracampeão saltou para cima na tabela, chamando a atenção dos demais.
Na metade da sessão, a pista estava pouco movimentada. Neste momento, Pérez liderava com 01min35s476, 0s153 à frente de Leclerc, com Sainz em terceiro, Vettel em quarto e Verstappen em quinto, 0s682 atrás do mexicano. Já a Mercedes, sofrendo com o controle do carro no asfalto molhado, tinha Hamilton em 15º, 3s146 atrás de Pérez e Russell em 18º.
Com outros pilotos colocando os pneus intermediários, os tempos começaram a cair vertiginosamente. Em questão de duas voltas, Sainz já marcava 01min32s606, botando quase 3s no tempo de Pérez.
E com menos de 15 minutos para o fim, os tempos já eram mais baixos. Sainz liderava com 01min30s803, 1s709 à frente de Leclerc que vinha em volta rápida, mas acabou errando. Magnussen era o terceiro, a 2s918 do espanhol, com Verstappen em quarto, a 3s e Vettel em quinto, 3s720 atrás. Ainda sem voltas com intermediários, Hamilton era 11º e Russell 17º.
Uma bandeira vermelha foi acionada a cinco minutos do fim pelo fato de Norris ir parar na caixa de brita. A decisão foi tomada porque parecia que o britânico ficaria atolado, mas ele conseguiu sair. Só que isso atrapalhou bastante o fim da sessão.
No final, Charles Leclerc terminou na ponta com 01min29s402, tendo Carlos Sainz em segundo, a 0s877, seguido de Max Verstappen, 1s465 atrás. Kevin Magnussen e Mick Schumacher surpreenderam ao completar o top 5, mas a mais de 3s do monegasco.
Sergio Pérez, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda e George Russell completaram o top 10, enquanto Lewis Hamilton foi apenas o 18º por não completar tempo com o pneu intermediário.
A Fórmula 1 volta à pista de Ímola nesta sexta para a classificação, que define o grid de largada para a corrida sprint do sábado. A sessão está marcada para 12h, horário de Brasília, com transmissão do BandSports e da F1TV Pro. E anote aí: assim que acabar a sessão, tem Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube! Não perca!
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Melhor Volta | Dif. | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 24 | 1'29.402 | ||
2 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 25 | 1'30.279 | 0.877 | |
3 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Red Bull | 21 | 1'30.867 | 1.465 | |
4 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 23 | 1'32.439 | 3.037 | |
5 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 23 | 1'32.988 | 3.586 | |
6 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Red Bull | 17 | 1'33.012 | 3.610 | |
7 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 13 | 1'33.160 | 3.758 | |
8 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 22 | 1'33.365 | 3.963 | |
9 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Red Bull | 18 | 1'33.611 | 4.209 | |
10 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 21 | 1'34.262 | 4.860 | |
11 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 19 | 1'34.615 | 5.213 | |
12 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Red Bull | 19 | 1'35.104 | 5.702 | |
13 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 14 | 1'35.420 | 6.018 | |
14 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 12 | 1'35.502 | 6.100 | |
15 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 15 | 1'35.625 | 6.223 | |
16 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 23 | 1'36.033 | 6.631 | |
17 | 23 | Alex Albon | Williams | Mercedes | 17 | 1'36.461 | 7.059 | |
18 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 17 | 1'36.464 | 7.062 | |
19 | 24 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 1'37.450 | 8.048 | |
20 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 15 | 1'39.698 | 10.296 |
VÍDEO: O assoalho é a parte mais importante do carro de 2022 da Fórmula 1?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #175 - TELEMETRIA: Quem pode parar a Ferrari em Ímola? Rico Penteado responde
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.