Recomendado para você

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

WRC
WRC
Rally da Arábia Saudita
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

F1: Leclerc será punido no GP da Arábia Saudita por troca de componente na unidade de potência

Informação foi confirmada pelo chefe Fred Vasseur nessa quarta-feira

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

E a chuva de punições por trocas dos componentes da unidade de potência começará mais cedo que nunca na temporada 2023 da Fórmula 1! No GP da Arábia Saudita deste fim de semana, Charles Leclerc será o primeiro piloto punido do ano, com 10 posições no grid de largada, pelo uso de um terceiro controle eletrônico no ano.

Na manhã do GP do Bahrein, a Ferrari havia detectado uma anomalia no controle eletrônico da unidade de potência de Leclerc, e optou por trocar por uma peça nova. Porém, na volta 40, o monegasco foi forçado a abandonar devido a uma perda repentina de potência, causada pelo próprio componente.

Leia também:

Após uma análise pela equipe em Maranello, Frédéric Vasseur confirmou nesta quarta (15) que o controle precisa ser substituído novamente. Em uma temporada, os pilotos têm direito a apenas duas unidades do componente.

Com isso, Leclerc será punido com 10 posições no grid de largada em Jeddah, apenas na segunda etapa de 23 da temporada.

"Tivemos dois problemas, um na manhã de domingo, quando ligamos o motor, e outro na corrida", explicou Vasseur. "Infelizmente, ambos foram no controle eletrônico, e é algo que nunca havíamos visto no passado".

"Espero que agora isso esteja sob controle. Fizemos uma análise profunda disso. Mas, infelizmente, isso significa que teremos que pagar a punição em Jeddah porque temos apenas dois componentes desse por temporada".

A confiabilidade do motor foi o calcanhar de Aquiles da Ferrari em 2022, com Leclerc abandonando enquanto liderava os GPs da Espanha e do Azerbaijão. Isso fez com que a equipe reduzisse a potência do motor como precaução, mas após trabalhar em cima disso, as rivais acreditavam que a Ferrari havia terminado com o motor mais potente do grid 2023.

Segundo dito pela equipe, os problemas com o controle eletrônico não possuem relação com os do ano passado.

Antes do início da temporada, o diretor de motores da Ferrari, Enrico Gualtieri, disse que a equipe deu o seu melhor para resolver os problemas de confiabilidade, algo que é permitido neste momento de unidades congeladas.

"Trabalhamos em todas as áreas tentando entender as raízes dos problemas que encontramos na pista, e usamos todas as ferramentas disponíveis para tentar solucioná-las. Tivemos um feedback positivo nos testes sobre as mudanças que introduzimos. Mas, como sempre, apenas a pista poderá dizer se fizemos um bom trabalho".

Artigo anterior F1: Red Bull admite que AlphaTauri precisa se tornar mais rentável
Próximo artigo F1: Vasseur nega saída de Mekies e insiste que elenco da Ferrari está "sólido"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros