F1: Lendário designer da Ferrari, Mauro Forghieri, morre aos 87 anos
Engenheiro se tornou figura icônica ao ajudar escuderia italiana a conquistar vários títulos
Durante uma longa carreira como chefe técnico da Ferrari, de 1962 a 1984, Mauro Forghieri ajudou a guiar a escuderia italiana a quatro títulos de pilotos, sete títulos de construtores e 54 vitórias em GPs na Fórmula 1.
Ele originalmente ingressou na Ferrari como aprendiz em 1960, tendo se formado na Universidade de Bolonha com um diploma de engenharia mecânica. Tendo causado uma boa impressão inicial, após a saída do então designer-chefe Carlo Chiti em 1961, ele foi convidado pelo fundador da equipe, Enzo Ferrari, para liderar os aspectos técnicos da equipe.
Enzo Ferrari and Mauro Forghieri
Photo by: David Phipps
Durante seu mandato, ele foi fundamental na criação de alguns dos designs de F1 mais bem-sucedidos e famosos da equipe. Isso incluiu o 158 com motor V8 com o qual John Surtees conquistou o título mundial em 1964, bem como a série 312 de gp e fama de carro esportivo.
Outros pilotos com quem ele ajudou a vencer os campeonatos na Ferrari incluíram Niki Lauda e Jody Scheckter. Forghieri finalmente deixou seu cargo de diretor técnico em 1984 e mudou para uma nova função trabalhando no carro conceito Ferrari 408 4RM. Quando esse projeto foi concluído, ele deixou a Ferrari definitivamente em 1987.
Após sua longa carreira na equipe, Forghieri mudou-se para a Lamborghini, onde trabalhou em seu motor V12 que correu na F1 em 1989 e 1990. Ele também se envolveu brevemente nos esforços finais para uma nova equipe GLAS F1 apoiada pela Lamborghini, que então se tornou a equipe Modena em 1991.
Quando o departamento de engenharia da Lamborghini foi reorganizado no final de 1991, e a equipe da Modena ficou sem fundos, Forghieri saiu e ajudou a montar o Grupo de Engenharia Oral, cujos clientes incluíam BMW, Bugatti e Aprilia. Ele ainda estava envolvido com o projeto até recentemente.
Mauro Forghieri consults Niki Lauda
Photo by: David Phipps
O italiano manteve-se atento à F1 e há vários anos deixou claro como não gostava das regras atuais que permitiam o DRS.
“Não gosto de toda a aerodinâmica dos carros atuais”, disse ele. “Não entendo por que não é reduzida para permitir ultrapassagens normais sem DRS. Agora, se o adversário está a menos de um segundo atrás, ele só pode assistir enquanto seu perseguidor passa - e isso não pode ser correto.
"Um campeão mundial precisa estar em posição de superar seu oponente sem ajuda. Caso contrário, a meus olhos, ele não é um campeão mundial".
Como resultado de sua contribuição histórica à Ferrari, Forghieri recebeu a cidadania honorária de Modena em janeiro passado.
Jacky Ickx with Mauro Forghieri
Photo by: Motorsport Images
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se punição à RBR 'saiu barato': o 'crime compensa' na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.