Entrevista
Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: Marko diz que Tsunoda é “filho problemático” para o grupo

Consultor da Red Bull declarou que psicólogo foi contratado para que japonês saiba lidar com suas emoções, que, segundo dirigente, afetam suas performances

Yuki Tsunoda, AlphaTauri, Dr. Helmut Marko, Red Bull Racing

Yuki Tsunoda sofreu em sua temporada de estreia na Fórmula 1, mas viu a Red Bull investindo nele, tomando algumas decisões para o aprimoramento do piloto – uma dessas ações foi realocar o japonês para morar em Faenza, próximo da fábrica da AlphaTauri.

Embora Tsunoda mostrou alguma evolução em seu segundo ano na categoria, mesmo com a equipe tendo dificuldades em manter o ritmo no meio do pelotão, piloto continua com seu estilo agressivo nas disputas e vocabulário no rádio.

O editor recomenda:

No último final de semana, no GP da Grã-Bretanha, Tsunoda perdeu a compostura após colisão com Pierre Gasly, seu companheiro de equipe, mas ele foi considerado o culpado com a penalização em tempo e pontos na carteira. Posteriormente, admitiu culpa no lance, mas o resultado do contato foi um abandono de Gasly e o 14º lugar para o japonês.

Esse duelo, curiosamente, afetou Max Verstappen, que acabou tendo danos no carro por conta da uma carenagem do carro de Tsunoda. O holandês sofreu para terminar na sétima colocação.

Falando à Servus TV, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, revelou que a marca contratou um psicólogo para ajudar Tsunoda a controlar seu “filho problemático”, que é o temperamento intempestivo, que, de acordo com o dirigente, afeta sua performance.

“Nós temos psicólogo trabalhando com ele, pois continua a discursar nas curvas, o que inibe seu desempenho”, declarou.

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT03, rientra ai box con dopo i danni alla partenza

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT03, rientra ai box con dopo i danni alla partenza

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Marko acredita que Tsunoda pode aprender com Verstappen, que continua áspero no rádio, mas não deixa suas emoções afetar sua tocada. “Devemos manter nossas emoções sob controle. Graças a Deus, Max é calmo. Nosso filho problemático no que diz respeito a isso, e não somente a essa questão, é o Tsunoda. Ele explode no rádio, você não sabe o quanto”, disse.

Tsunoda disse que o incidente foi discutido internamente, então ambos os pilotos agora podem avançar para a segunda parte do campeonato. "Estou feliz que possamos voltar a correr depois de apenas alguns dias para deixar a corrida de Silverstone para trás", comentou o japonês.

"Eu não pude fazer nada sobre a colisão após a largada e depois, infelizmente, tive o incidente com Pierre. Discutimos isso como uma equipe e agora seguimos em frente", completou.

Vale destacar que nos últimos anos os pilotos de F1 estiveram engajados e abertos a divulgar sobre os benefícios de consultar psicólogos esportivos e treinadores mentais, com George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, da McLaren, sendo particularmente francos sobre os desafios de saúde mental do esporte.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TELEMETRIA: Rico Penteado analisa erro da Ferrari, ascensão de Hamilton e projeta Áustria
Próximo artigo F1: Ferrari liga sinal de alerta ao ver Mercedes somar mais pontos desde GP da Espanha; veja números

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil