Recomendado para você

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?

Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Piastri conseguirá 'estancar a sangria' no GP de São Paulo de F1?
Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville

Indy
Indy
Indy October Testing
Caio Collet acelera carro da Indy em oval pela primeira vez em Nashville
Entrevista

F1: Marko explica onde Red Bull 'tomou caminho errado' com carro

"Percebemos que esse carro é um pouco 'diva', para usar as palavras de Toto Wolff", disse o chefão dos taurinos

Você sabe onde a Red Bull tomou o caminho errado, Helmut Marko?

16 GPs após o início da temporada de Fórmula 1, Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, confessou que os taurinos tomaram um caminho errado sobre o RB20. Isso porque o carro não está se comportando da maneira como era esperada e não garante mais vitórias dominantes para Max Verstappen desde o GP da Espanha.

Leia também:

"Percebemos que tomamos um caminho errado em algum lugar", diz Marko sobre as decisões técnicas tomadas sobre o carro.

Entretanto, mesmo meses desde o caminho errado tomado pelos taurinos, a equipe liderada pelo chefe de engenharia Pierre Wache aparentemente ainda não encontrou uma solução que lhes permita voltar às vitórias.

"Estamos trabalhando duro para voltar a vencer", confessou o chefão ao Motorsport.com. "Tivemos três vitórias consecutivas no início do ano e um carro que muitos presumiram que seria o próximo avanço. Mas então percebemos que esse carro é um pouco 'diva', para usar as palavras de Toto Wolff".

O RB20 é "imprevisível" e tem um comportamento diferente de um fim de semana de corrida para outro, explica Marko. No entanto, o fato de a equipe ter reconhecido que tomou um rumo errado leva à suposição de que uma solução para os problemas já está próxima. Uma suposição que Helmut tem que refutar com pesar: "Se soubéssemos exatamente qual era o problema, já o teríamos resolvido."

"Com esses 'carros de efeito solo', a configuração do chassi se tornou muito complexa. Você faz qualquer alteração e o conceito geral reage imediatamente. Por exemplo, os pneus desenvolvem granulação muito rapidamente. É isso que Max quer dizer".

"Porque a competitividade não diminui ligeiramente com uma pequena mudança, mas porque ela desaparece de uma só vez se algo não se encaixa cem por cento".

A saída de Rob Marshall é ruim

Visto de fora, parece provável que a Red Bull esteja lentamente começando a sentir os efeitos das recentes saídas de pessoal. Dan Fallows, então chefe de aerodinâmica, deixou a equipe em 2021 para se tornar diretor técnico da Aston Martin a partir de 2022.

E em maio de 2023, foi anunciado que Rob Marshall estava se transferindo para a McLaren. Na época, ele era o diretor de engenharia da Red Bull. Agora, os taurinos se despedem de Adrian Newey, que esteve intimamente relacionado aos projetos de sucesso da equipe de Milton Keynes.

Helmut Marko

Marshall é considerado o homem que desenvolveu o lendário amortecedor de vibrações na Renault, e sua chegada à McLaren coincide com a repentina ascensão da equipe. Em retrospectiva, Marko admite:

"Rob Marshall é certamente um bom engenheiro que fez um bom trabalho para nós".

A saída de Newey causou um certo balanço na Red Bull, apesar deles nunca dependerem de uma única pessoa. No momento, acredita-se que a equipe de engenharia em torno do atual diretor técnico Pierre Wache é forte o suficiente para absorver a saída de Adrian.

Mas o fato é que houve uma mudança de guarda na F1 desde a saída de Newey. A McLaren agora é a líder do setor, e não mais a Red Bull.

"QUESTÃO DE TEMPO": Alonso 'banca' BORTOLETO na Audi, ORDENS na McLaren, NEWEY fala da RBR e + Baku

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Mercedes abandona assoalho problemático para Baku
Próximo artigo F1: Leclerc lidera TL2 de Baku, com Pérez segundo e Verstappen sexto; Norris foca em simulações de corrida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros